segunda-feira, 19 de maio de 2014

Desastre

Acidente de ônibus mata pelo menos 19

Um ônibus da empresa Viação Princesa dos Inhamuns que fazia o trajeto de Boa Viagem a Fortaleza, tombou no quilômetro 303 da BR-020, na manhã de ontem, em Canindé. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia 41 pessoas no veículo, sendo 39 passageiros, o motorista e outro funcionário da empresa. Pelo menos 19 pessoas morreram e 18 ficaram feridas no ocorrido. Informações da Prefeitura de Canindé falam em quatro pessoas ilesas, entre elas um bebê de apenas oito meses.
O motorista do ônibus, que sofreu ferimentos leves, relatou à PRF que um motociclista freou bruscamente na frente do veículo. Na tentativa de evitar o impacto, o profissional perdeu o controle da direção e acabou tombando. Submetido a teste no local, foi constatado que o motorista não havia bebido. Para o resgate das vítimas foram acionadas ambulâncias do Samu, além das polícias locais e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O motociclista não foi identificado.
DESENCONTROS
Até o fechamento desta edição foram registradas 19 mortes, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), da PRF e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). No Hospital São Francisco, em Canindé, duas vítimas, mãe e filha, não resistiram aos ferimentos graves e também faleceram, mas até o fechamento desta edição ainda não haviam entrado para as estatísticas, segundo as informações apuradas com esses orgãos. Assim, seriam 21 vítimas fatais.
Porém, a reportagem do jornal O Estado verificou que Vilalba Venâncio Barbosa e Francisca Venâncio da Silva, que faleceram no Hospital São Francisco, em Canindé, já constavam na lista divulgada pelo núcleo da Pefoce, em Canindé, ontem à noite. Dessa forma, seriam 19 vítimas fatais, e não 21. Os números reais devem ser oficializados hoje, durante coletivas de imprensa.
A retirada dos corpos foi dificultada devido ao estado dos cadáveres, que sofreram mutilações no momento do impacto. O perito geral da Pefoce, Maximiniano Chaves, informou que oito vítimas fatais foram encaminhadas para o órgão em Fortaleza e 11 para o núcleo em Canindé. O reconhecimento foi feito por meio das impressões digitais dos cadáveres, e todas as famílias têm conhecimento das perdas. Até a noite de ontem, o processo de liberação dos corpos estava ocorrendo.
RABECÃOS
Maximiniano informou, ainda, que os cinco peritos legistas do órgão trabalharam no resgate e reconhecimento das vítimas, ainda que nem todos estivessem de plantão. Para a operação, foram utilizados os dois rabecões de Canindé e enviados dois de Fortaleza e um de Quixeramobim para o local do acidente.
Em entrevista ao jornal O Estado, uma enfermeira do Samu informou que os passageiros que vinham na lateral direita do ônibus, lado da queda, foram os que sofreram ferimentos mais graves. Ainda segundo ela, as pessoas que viajavam no ônibus não usavam cinto de segurança.
TRÊS AMPUTADOS
Segundo a assessoria de imprensa do Instituto José Frota, dos 11 pacientes transferidos para aquela unidade, três foram socorridos para o hospital de helicóptero e os outros chegaram em ambulâncias do Samu. Três desses tiveram membros amputados. O balanço de atendimentos durante o fim de semana ainda não havia sido realizado, mas a assessoria informou que a equipe de plantão, comandada pelo doutor Carlos Alfredo Cisne Guerra, conseguiu realizar todos os atendimentos prontamente. A maior parte desses feridos teve fraturas expostas e passou ou terá de passar por cirurgia. Apesar disso, nenhum corre risco de morte.
Os pacientes recebidos pelo IJF foram identificados como: Francisco Elson Nascimento Saraiva, João Vieira Sobrinho, Raimundo Barbosa, João Nunes da Silva, Cristiane de Souza Paulino, Maria Inês Moreira Santos, José Ribamar Lima de Oliveira, Maria Vera Lúcia, Francisco Douglas Sousa Uchôa, Rita do Nascimento e Hilda Inácio dos Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...