sábado, 31 de maio de 2014

Diversidade da cultura brasileira

Exposição no Palácio do Congresso Nacional traz à Brasília 70 obras que ilustram a diversidade da cultura brasileira

A abertura será na próxima terça-feira, às 19 h, no Salão Negro do Congresso Nacional

A riqueza e a diversidade presentes na cultura brasileira são destaques da exposição "Retratos da Brasilidade", organizada pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) em parceira com o Centro Cultural Câmara dos Deputados. A mostra apresenta 70 obras, entre gravuras, pinturas, fotografias e esculturas de diferentes períodos, tendências e técnicas.
O curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, destaca que será possível apreciar cenas dos séculos XIX e XX, que focam o trabalho, os grupos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular tradicional. "As obras retratam episódios do cotidiano, tanto do passado quanto da atualidade, festas tradicionais e imaginários religiosos. Traz ainda um recorte da grande paixão nacional, o futebol", acrescenta José Luis Hernández, que é curador do acervo do MAB-FAAP.
Estão na exposição obras como as gravuras de Johann Moritz Rugendas, com representação de cenas do século XIX no Brasil; a tela Caboclas Montadas, de Lasar Segall; a pintura "Carnaval", de Emiliano Di Cavalcanti, e fotografias de Pierre Verger com a temática da cultura popular tradicional. Também compõem a mostra a escultura em bronze "O Homem Brasileiro", de Ernesto De Fiori, o desenho "Capoeira", de Carybé, a pintura naif "Festa de São João", de Aldir Sodré de Souza, e a pintura "A Rede", de Aldemir Martins.
"A exposição pretende transmitir aspectos essenciais de nossa cultura. É o olhar do artista sobre o Brasil. Por isso, reunimos artistas de diferentes períodos e de tendências artísticas diversas. São expoentes do academicismo, do modernismo e seus continuadores, da arte contemporânea e de manifestações da artenaif", revela o curador.
Copa do Mundo
A exposição integrará a programação oficial da FIFA durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil. O visitante conhecerá onze obras sobre o tema futebol, produzidas por artistas como João Calixto, Klaus Mitteldorf, Thomaz Farkas, Lívio Abramo, George Love e Castalia."As produções foram incorporadas à exposição pelo seu calibre popular e como tributo à Copa no Brasil", acentua o curador.
"Retratos da Brasilidade" ficará em cartaz até 24 de agosto todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 17h. A exposição é gratuita e tem censura livre.  Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do serviço educativo pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mailexposicoes@camara.leg.br.

Serviço:
Abertura: 03/06 (terça-feira)
Período de visitação: 04/06 a 24/08
Horário: 9h às 17h

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...