quinta-feira, 29 de maio de 2014

METRO Arquitetos assina expografia de "São Paulo, Fora de Alcance", de Mauro Restiffe

Exposição “São Paulo, Fora de Alcance”, gratuita e aberta ao público, com 18 fotos de Mauro Restiffe, no Instituto Moreira Salles. A expografia é assinada pelo METRO Arquitetos, escritório que também assinou o projeto expográfico da 30ª Bienal de Artes de São Paulo (em 2012, a reforma do Espaço Itaú de Cinema em Botafogo  e têm co-autoria no magnífico Cais das Artes, a primeira obra de Paulo Mendes da Rocha em sua Vitória (ES) natal.

METRO ARQUITETOS ASSINA EXPOGRAFIA DE ‘SÃO PAULO, FORA DE ALCANCE’, DE MAURO RESTIFFE
Exposição reúne 18 fotos que apresentam a capital paulista, o espaço urbano e seus habitantes, no Instituto Moreira Salles, no Rio
 Largo da Batata - Mauro Restiffe
São Paulo, 26 de Maio de 2013 – O escritório METRO Arquitetos assina o projeto expográfico de “São Paulo, Fora de Alcance”, exposição com 18 fotos do paulista Mauro Restiffe que acontece entre 8/6 e 28/9 no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro. O fotógrafo se deslocou por São Paulo quase diariamente durante três meses, e registrou com uma câmera Leica e filme preto e branco de alta sensibilidade paisagens e situações urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica.
No projeto expográfico, as obras de Restiffe serão afixadas em painéis espalhados pela área de exposições do IMS ao invés de estarem penduradas nas paredes, em uma alusão ao percurso das cidades, obrigando o visitante a confrontar-se com as obras e a contorná-las, construindo planos, perspectivas e bloqueios conforme se caminha pela galeria. O título da exposição também sugere a impossibilidade de representar uma cidade grande e complexa como São Paulo.
As obras escolhidas estão longe de serem cartões-postais, e atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga. Ampliadas em formatos que variam de 60 centímetros a mais de dois metros de largura, as imagens ganham escala monumental.
“São Paulo, Fora de Alcance” tem curadoria de Thyago Nogueira, Coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS, e a identidade visual de Daniel Trench. A exposição será acompanhada de um livro com cerca de 50 imagens do projeto. A exposição inaugura em junho o programa anual de exposições de fotografia contemporânea brasileira do Instituto Moreira Salles. Durante três meses de cada ano, o centro cultural do Rio de Janeiro abrigará uma exposição inédita desenvolvida em parceria com um artista ou fotógrafo, seja através de um trabalho comissionado ou de apoio a um trabalho em andamento.
Exposição “São Paulo, Fora de Alcance”
Fotografias de Mauro Restiffe e curadoria de Thyago Nogueira
Abertura: 7 de junho às 17h
Visitação: 8 de junho a 28 de setembro
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca - Classificação livre
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
Sobre o METRO Arquitetos
Fundado em 2000, na Rua General Jardim, o METRO Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura comandado pelos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni e que conta com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias, caso da expografia da 30ª Bienal de Artes de São Paulo, a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório busca soluções contemporâneas sem abandonar a tradição arquitetônica moderna, fruto da intensa colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
O escritório tem trabalhos ligados principalmente à área cultural, e projetos concluídos para Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme, Itaú, entre outros. Finalista do “Prêmio Arquitetura & Construção - O Melhor da Arquitetura” em 2010, 2011 e 2012, o METRO Arquitetos também aparece em uma lista com os 25 arquitetos ou escritórios de arquitetura que devem fazer diferença nos próximos 25 anos - ou seja, até 2035, da revista “AU - Arquitetura e Urbanismo”. O escritório foi selecionado para integrar a mostra “New Practices SP”, promovida em conjunto pelo IAB-SP e American institute of Architects (AIA), de Nova York, e teve o projeto Tour Nestlé Chocolover premiado com o 3º lugar na categoria “Obras Concluídas” do 10º Prêmio Jovens Arquitetos, do IAB-SP.
 Os projetos desenvolvidos pelo escritório vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia internacional, como exemplo publicações nas revistas italianas Casabella e L’Arca: na Casabella, comandada por Francesco Dal Co, o escritório apareceu com grandes nomes como Renzo Piano, Tadao Ando, Jean Nouvel, entre outros; na revista L’Arca foram um dos escritórios escolhidos para um panorama sobre jovens arquitetos mundiais, a cargo do arquiteto Richard Meier, premiado com um Pritzker.
SOBRE OS SÓCIOS
Martin Corullon
Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo, em 2000, ano em que fundou a METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o Arq. Paulo Mendes da Rocha. Integrou o grupo curatorial do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2006. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo em 2013.
Gustavo Cedroni
Arquiteto e urbanista pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, 2001. Trabalhou com Pedro Paulo de Melo Saraiva em 1999, e com Eduardo Colonelli, em 2000. Desde 2002 trabalha no escritório METRO Arquitetos Associados, onde é sócio desde 2005. Participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006, com um vídeo instalação. Em 2010 deu aulas no Istituto Europeo de Design (IED) de São Paulo. Em 2012 deu palestras na FAAP, PUC Paraná e Faculdade Anhembi – Morumbi.
www.metroo.com.br

Pedro Scabim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...