terça-feira, 13 de maio de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


DESTEMPERO TUCANO
• A reação do senador Aluizio Nunes, ao ser questionado sobre sua possível participação no escândalo do metrô em São Paulo, agredindo com palavras de baixo calão e até mandando a polícia do Senado deter o blogueiro Rodrigo Pilha, mostra bem o quanto esse tema é espinhoso para os tucanos. Os policiais ainda apreenderam o celular do moço e tentaram apagar o vídeo com o ataque de fúria e de falta de decoro parlamentar do tucano, mas o blogueiro foi mais rápido e já havia compartilhado a descompostura de Nunes no YouTube.
O interessante da entrevista é perceber que Aluizio Nunes utiliza como justificativa para que o PSDB tenha enterrado mais de 70 pedidos de CPIs em São Paulo, para apurar irregularidades em suas gestões, os mesmos argumentos utilizados pelo PT para não querer que se instalasse a CPI da Petrobras, ou seja, que o caso já estava sendo investigado pelo Ministério Público, pela Polícia e pelas Cortes de Contas.
A cada dia fica mais claro o caráter político das CPIs que nada investigam a não ser o que seletivamente interessa aos que delas se servem. Instalada a CPI da Petrobras, a oposição agora não indica sequer os membros que deverão compô-la, pois já sofrem a pressão das empresas a serem alvo das investigações, todas democraticamente doadoras para as campanhas de todos os partidos.
CURTO CIRCUITO
• “Descoberta” - O deputado Daniel  Oliveira, do PMDB,  “descobriu” agora que o seu partido é independente, e que, por isso mesmo, não tem obrigação de aprovar propostas do governador Cid. Deveria, pelo menos afirmar que o PMDB votará em matérias de real interesse para o povo do Ceará. O senador Eunício com certeza pensa assim...
• Pois bem... Quando apareceu o nome do ex-gordo, Domingos Filho, na chapa, do Pros para o Senado, alguém lembrou: O Domingos deve um troco ao Tasso, quando governador.
• De quê? Depois de ouvir uns desaforos de Antonio Câmara, presidente da Assembleia, e num palanque em Tauá, Tasso, fumando numa quenga, demitiu o Domingos pai, do IPEC enquanto voava de volta a Fortaleza.
 • Dinheiro muito - Foram depositados nas contas das prefeituras do Ceará, cerca de R$ 160 milhões para aplicação na educação. Então é melhor prestar atenção pra não virar apartamento em Fortaleza.
• Em campanha - A aliança PSB\Rede realiza, em Crateús, o 7º Encontro Regional do Sertão de Crateús e Região dos Inhamuns, nesta sexta-feira, 9. A candidata Nicole Barbosa está à frente.
• Troféu - Carlos Alberto Cavalcante, o querido fotógrafo Barrãozinho, entregará no dia 7 de junho próximo, o Troféu Dom José a personalidades cearenses. Será em Sobral no Pálace Buffet. E o colega Macário Batista é um dos homenageados.   
• Ex-queridinho - Segundo o inglês “Financial Times”, a mais importante publicação do Ocidente sobre Economia, o Brasil “que já foi há pouco tempo o “queridinho” do mercado, necessita  um urgente “choque de credibilidade. E acrescenta que “se as autoridades no poder não fizerem isso, as eleições de outubro o farão”.
• Inveja - A desastrosa política do espalhafatoso presidente do Uruguai, José Mujica, ao liberar a produção de maconha, é um mau exemplo para os países do continente. Com  isso nosso vizinho deixa os grandes produtores de diamba de Pernambuco e do Maranhão “lambendo os beiços” de inveja...
• Mais grana - O Ministério da Saúde, através da Funasa, acaba liberar R$ 208 milhões, destinados à implantação de projetos de esgotamentos sanitários e serviços de abastecimento de água, para 43 municípios com menos de 50 mil habitantes do estado do Ceará. Esperamos que o órgão não repita certos “erros” do passado.
• Árvores - Quarta-feira, 07, um alentado grupo de ambientalistas fez inesperada visita ao Horto Municipal de Fortaleza. Mas não se tratava de um passeio para espairecer. Na verdade, eles foram conferir  a promessa do prefeito Roberto Cláudio, de replantar ali as árvores arrancadas da Avenida Dom Luís, deixando “pelada” aquela importante via.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...