sábado, 17 de maio de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 16 de maio de 2014
Transposição a todo vapor
A presidenta Dilma esteve essa semana mais uma vez vistoriando as obras da Transposição do São Francisco que ganhou importância especial na campanha deste ano em razão do grave problema de abastecimento de água por que passa o Estado de São Paulo, governado há décadas pelo PSDB, principal partido de oposição ao PT, partido da presidenta.
O destaque para o projeto da Transposição do Rio São Francisco pretende pontuar justamente a diferença entre a gestão petista que tem realizado obras de grande envergadura para combater a estiagem, no Nordeste, das quais o maior símbolo é a Transposição, com a falta de planejamento do governo tucano, que sequer teve a capacidade de planejar uma prevenção para a situação pela qual hoje passa o principal e mais rico Estado da Federação. Em seu discurso, no Ceará, Dilma chegou a criticar aqueles que nada fazem, mas vivem de apontar falhas nos que fazem, numa referência indireta às críticas de Aécio Neves, o pré-candidato do PSDB, à sua gestão.
A situação do ex-governador de Pernambuco, o também candidato Eduardo Campos, do PSB, também não é das mais confortáveis quando o assunto é a transposição, pois os atrasos que se atribui à obra são fruto da gestão de seu partido à frente do Ministério da Integração, quando comandado pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, que deixou a Pasta quando Eduardo resolveu disputar a presidência contra Dilma e hoje é candidato ao senado, por seu Estado Pernambuco.
Informações que nos chegam dão conta de que as obras da Transposição estão a todo vapor, com a contratação reforçada de trabalhadores para recuperar o tempo perdido durante a gestão de Fernando Bezerra Coelho, fazendo da Transposição um dos carros chefes da reeleição.
CURTO CIRCUITO
• Milagre! Só pode ter sido mais um milagre da Virgem de Fátima, cujo dia 13 marcou mais uma visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará. O fato é que a chefe da Nação, com tantos outros “abacaxis” a descascar, não citou, dessa vez, a nossa cada vez mais remota refinaria Premium. Além disso, e graças a Deus, nem repórteres, nem políticos tocaram o batido assunto.
• Descalabro. Mais um caso que explica a decrescente qualidade do ensino superior do Brasil. Só depois de mais ou menos seis anos, a Justiça resolveu, finalmente, fechar a Faculdade de Milagres do Ceará – FAMICE, que oferecia quatro cursos, mesmo sem ser reconhecida pelo MEC. Além do mais, formava turmas cujos formandos não recebiam os seus diplomas ou certificados.
• Safadeza. O PT, embora tenha homens do porte do senador Suplicy e do deputado Artur Bruno, entre outros, continua se revelando um antro de safadezas, que crescem sem parar. A mais recente: segundo revela o TSE, o partido usa dinheiro público do Fundo Partidário, para pagar advogados de mensaleiros. E tudo na nossa conta!...
• Isolados. Quem acompanha as movimentações do PT de Fortaleza, toma conhecimento que, a cada dia o grupo de seguidores da ex-prefeita Luizianne Lins e do ex-candidato Elmano Freitas, trabalha isoladamente dos demais petistas, aliados do governador Cid. Tanto assim, que até os planos para a campanha pela reeleição da presidente Dilma, são feitos à parte.
• Hummm! Com a saída do ministro Marco Aurélio Mello da presidência do TSE, assumiu o ministro Dias Tóffoli, cujo “currículo” não deixa lideranças de oposição muito seguras e muito menos satisfeitas. O responsável pelo pleito de outubro, além de ex-advogado do PT, nomeado para o STF por Lula, absolveu o mensaleiro-mór, Zé Dirceu!... 
 • Não cremos. Ante a expectativa de mais uma “Marcha sobre Brasília”, desta vez por mais de 5 mil prefeitos, vem a certeza de que eles, dificilmente deixarão de sair do evento de mãos abanando. Mais uma vez. Uma das mais importantes reivindicações, o aumento do FPM para 23%. Com o caixa em baixa, dificilmente o Planalto irá atender a esse apelo.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...