segunda-feira, 30 de junho de 2014

Desencanta o nome para disputar sucessão de Cid no governo

Camilo disputará governo pelo Pros

O deputado estadual Camilo Santana (PT) foi homologado, ontem, na convenção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), para concorrer à vaga de chefe do executivo do Ceará. Ao justificar a escolha, o governador Cid Ferreira Gomes declarou que o consenso girou em torno do projeto político que visa reeleger a presidente Dilma Rousseff e aprofundar as políticas sociais desenvolvidas na atual gestão. Na ocasião, não foram divulgados os nomes para concorrer às vagas de vice-governador e a senador. Segundo correligionários, ainda há um impasse para as definições, que devem ser resolvidas até hoje.
Depois de um mês de debate e incertezas, a confirmação do nome de Camilo Santana saiu, no último sábado (28), após o governador Cid Ferreira Gomes reunir os pré-candidatos, no Palácio da Abolição. Ao iniciar o discurso, Cid Gomes reconheceu que a disputa eleitoral “será dura” contra o seu maior opositor, Eunício Oliveira do PMDB, que, ontem, homologou-se candidato pela sigla ao governo do Estado e que terá no palanque, o ex-senador Tasso Jereissati.
Cid comparou a campanha eleitoral ao último jogo do Brasil e Chile. “Vai ser um jogo nervoso, jogo em que os nossos adversários não jogam na bola, jogam na canela, onde chutam da cintura para baixo”, rechaçou, afirmando que a composição peemedebista e tucanos, não passa de um “cambalacho” com interesses pessoais, feitas por “sementes do ódio”, apenas para se ganhar as eleições.
DESPEDIDAS
Segundo o governador, caso eleito, Camilo Santana terá toda “autoridade” e “autonomia” para aprofundar as políticas públicas desenvolvidas e mudar para melhor o que o governo Cid não conseguiu acertar. Em linhas gerais, Cid ainda fez uma autoavaliação de seu governo, redimindo-se de qualquer culpa, sobre políticas que não surtiram resultados. “Qualquer erro, qualquer dificuldade, falha, eu assumo minha responsabilidade, mas eu não tenho compromisso, ao contrário, se errei, se não consegui acertar, e não consegui fazer o que muitos cearenses queriam que eu fizesse, não foi por omissão, má fé, não foi por não ter a determinação de servir ao povo cearense”, desabafou, pontuando que sai do governo, como o mesmo patrimônio de quando entrou, “sem nenhum centavo de real”.
PRIMEIRO DISCURSO
Na mesma linha do governador, o candidato a chefe do executivo, Camilo Santana reverberou que o que pesou na balança para ser indicado a concorrer o cargo, foi em virtude do projeto político alicerçado por “cerca de 21 partidos”, onde tem como principal indicativa, reeleger Dilma e continuar o projeto político de Cid Gomes.
“O meu nome unificou o PT”, disse, frisando que, no último sábado (29), todos que estavam na reunião no diretório estadual, no hotel Amuarama, votaram a favor de sua candidatura. “Por unanimidade, todos os membros do diretório que estavam presente, todos eles votaram a favor, por entender a importância do projeto que está em construção do Brasil e aqui no estado do Ceará”, completou.
DISPUTA COM A OPOSIÇÃO
Sobre a disputa com o candidato pelo PMDB, Eunício Oliveira, Camilo Santana foi enfático. “Na política não se escolhe candidatos, nós vamos fazer um debate sincero, campanha limpa. Tive o privilégio de participar do governo de Cid Gomes durante sete anos, conheço o interior do Estado, conheço o Ceará, sei dos seus problemas e desafios, por tanto, vamos fazer o diálogo com muita humildade e franqueza”, afirmou, advertindo que a aliança gostaria que o PMDB estivesse junto na coligação.
LUIZIANNE LINS
Camilo disse ainda que vai buscar o apoio da corrente ligada à ex-prefeita de Fortaleza, pelo PT, Luizianne Lins, Democracia Socialista (DS). “Nunca tive nenhum problema com nenhuma tendência dentro do PT... Não tenho dúvidas de que Luizianne é muito sensata. Sabe da importância do projeto da Dilma e das mudanças que fizemos no Brasil e no Ceará”, pontuou.
VICE E SENADO
Na convenção realizada na manhã de ontem, no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza, os pré-candidatos Zezinho Albuquerque, Mauro Filho, Domingos Filho, especulados para entrar no páreo estiveram presente. Nos bastidores, especula-se que Zezinho Albuquerque entra na disputa para vice-governador, Mauro Filho para a vaga no Senado Federal e Domingos Filho concorra à vaga para o Tribunal de Contas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...