quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cautela e caldo de galinha...

Candidatos mantêm confiança após Ibope

Quem surge no topo das pesquisa de intenção voto analisa o resultado com cautela. Os que estão abaixo, consideram que há margem para crescimento. Este foi o balanço que os aliados e os próprios candidatos ao governo do Ceará e ao Senado fizeram da pesquisa Ibope encomendada pelo Sistema Verdes Mares e publicada na última terça-feira. A primeira pesquisa após o registro oficial de candidatura mostrou o peemedebista Eunício Oliveira em primeiro lugar e longe dos demais postulantes, mesmo quando considerada a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Com 44% da intenção de votos na pesquisa estimulada, a coligação encabeçada por Eunício acredita que ainda há margem para crescimento, embora receba os números com cautela. “Nós recebemos, primeiro, com gratidão, mas, ao mesmo tempo, temos pé no chão porque estamos iniciando uma disputa”, ressaltou o deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho do peemedebista. Ele disse ainda que, apesar dos índices positivos, as estratégias eleitorais serão trabalhadas “arduamente” até o último dia da campanha.
Aliados de Camilo Santana (PT), que ficou em segundo com 14%, acreditam que o eleitorado ainda está assimilando a candidatura e, a partir do momento que veicular sua imagem aos apoiadores, como o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, além do início da campanha no rádio e televisão, haverá um crescimento que garanta uma disputa de segundo turno. “Camilo tem uma capacidade de crescimento vertiginoso, crescimento significativo, embora a pesquisa não tenha feito menção aos aliados. Consideramos algo positivo”, disse o presidente do PT do Ceará, De Assis Martins.
Já o prefeito Roberto Cláudio (Pros) considerou o resultado “normal” e imagina que o andamento da campanha melhorará projeção de votos do petista. “Basta começar a propaganda de rádio e TV e que as pessoas vão começar a ver quem passa honestidade e capacidade de realização. Camilo, Izolda e Mauro vão provar ao povo cearense que estão preparados para comandar os destinos dos cearenses”, avaliou.
A candidata Eliane Novais (PSB), que aparece com 6%, comemorou o resultado. “Para mim é motivo de comemoração, porque ainda estamos começando a campanha”, destacou. A socialista teve sua candidatura lançada pelo presidenciável do PSB, Eduardo Campos, nos últimos minutos da convenção partidária, ocasionando um mal-estar dentro do partido. De qualquer forma, segundo explicou, a campanha ainda está no começo e tem muito a agregar, principalmente com o tempo de TV, assim como a participação da militância na rua.
Geovana Cartaxo (PSB), entretanto, acredita que a disputa ao Senado não possui tanta visibilidade como ao Governo, mas considerou “tranquilo” o desempenho apresentado pela legenda neste momento. Ela espera que, com a propaganda eleitoral na televisão, o resultado se modificará.
PLATAFORMA DIFERENCIADA
Ailton Lopes (PSol) disse que, embora sua campanha não seja pautada no resultado das pesquisas de grandes institutos, a avaliação realizada pela coligação é “positiva” e que a conversa com a população nos últimos dias “surtiu efeito”. Entretanto, frisou o fato de ser desconhecido do eleitorado devido a não possuir cargo eletivo. Segundo ele, o partido dará continuidade ao seu projeto de campanha, levando ao eleitor uma plataforma diferenciada dos demais candidatos.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO
O governador Cid Gomes segue com um índice de aprovação alta. Em pesquisa feita pelo Ibope, 62% dos eleitores cearenses declararam aprovar a gestão estadual. Apenas, 30% desaprovam, e 7% não sabem ou não responderam. Na mais recente pesquisa, divulgada nessa terça-feira, 22, encomendada pelo Sistema Verdes Mares, o governador obteve uma queda. O levantamento colheu a opinião dos eleitores apontando que 38% considera regular a administração de Cid à frente do Governo, enquanto outros 32% consideram boa, 12%, péssima, 9% ótima, 6%, ruim, e 3% não sabem ou não respondeu. Foram ouvidas 1204 pessoas na Capital e no interior, entre os dias 18 e 20 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-0010/2014 e no Superior Tribunal Eleitoral sob o número 233/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...