sexta-feira, 18 de julho de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 18 de julho de 2014
CUIDADO E CALDO DE GALINHA... 
• A postura personalista da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins não chega a ser surpreendente, mas pode vir a lhe causar alguns problemas, já que a presidenta Dilma Rousseff não é tão tolerante com esse tipo de comportamento quanto o ex-presidente Lula. Diante de boatos dando conta de possível ida dos irmãos Ferreira Gomes para o PT, o que só ocorreria depois de uma eventual vitória de Dilma, em outubro próximo, a ex-prefeita tem mandado recados para a presidenta com ameaças de rompimento.
Ocorre que as coisas não têm andado muito boas para os lados daqueles que mostram disposição para o confronto com a presidência, os chamados antidilmistas, como é o caso, por exemplo, do deputado federal André Vargas, flagrado pela Operação Lava-Jato, que acabou sendo expulso do PT, e de petistas históricos como Marta Suplicy, uma das que puxaram o volta-Lula, que já é dada como carta fora do baralho, num eventual segundo mandato da petista. Outro que está sob risco de ficar fora do governo é o amigo pessoal de Lula, Gilberto Carvalho, que andou desagradando a presidenta com declarações desastrosas sobre as vaias ocorridas na abertura da Copa.
Muitos outros petistas bem mais importantes do que Luizianne, dentro do PT nacional caíram em desgraça por muito menos do que a Loura está fazendo. Portanto, não seria nada mau que ela colocasse os pés no chão e percebesse que não está com essa bola toda para peitar a presidenta, em vias de conquistar um segundo mandato e hoje comandando seu próprio grupo de fiéis seguidores dentro do PT, enquanto a própria Luizianne, hoje, tem mais influência dentro do Partido de Eduardo Campos (PSB), maior inimigo político de Dilma na atualidade, do que dentro do próprio Partido lá dela, Luizianne.
CURTO CIRCUITO

• Mais absurdos - Ocupando a tribuna da Assembleia Legislativa, quarta-feira, o deputado João Batista (PSDC) chamou à atenção para promessas cada vez mais absurdas, feitas por candidatos a deputado interior  a fora. Em sua maioria, são promessas inatingíveis até mesmo para os governos estaduais e o governo federal. O pior é que tem eleitor que acredita.
• Retardatária - Superlotada de processos, a Justiça brasileira continua sendo uma das mais retardatárias do mundo. Um exemplo: só depois de oito anos, saiu a condenação da Infraero e da Anac, responsáveis pelo “apagão aéreo” que infernizou a vida dos usuários de transporte aéreo, entre outubro e novembro de 2006, causador de perdas insanáveis.
• Rigor no Fortal - Convencida de que o Fortal, micareta cearense fora de época, que enche os bolsos de um grupo de espertos, enseja o uso de muita droga e bebidas alcoólicas, a juíza das Varas da Infância e da Juventude, Alta Leite, determina o máximo de vigilância, no sentido de que seja evitada  a participação de crianças e de adolescentes naquela festa. 
• Cismou - O deputado Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, parece que “cismou” mesmo com o decreto da presidenta Dilma, pelo visto “inspirado” e “importado” da Venezuela de Hugo Chávez, criando os Conselhos Populares, originários remotos da Rússia de Lênin, e depois de Stálin. É seu ponto de honra, derrubar o decreto.
• Explicações - Por conta de insistentes denúncias feitas na Assembleia Legislativa, aquela Casa está na obrigação de se comprometer a buscar explicações para um problema não explicado. Trata-se das perdas para aposentados e pensionistas civis e militares, que vêm se queixando de receber apenas 80% do que recebiam quando em atividade.
• Identidade - Para o ex-deputado, e hoje presidente regional do PSB, Sérgio Novais, não existe um mínimo de fundamento nas informações de adversários, de que não existe identidade partidária nem ideológica entre a ex-senadora Marina Silva, e o candidato à presidente Eduardo Campos, em cuja chapa ela é vice. “Marina é mulher de princípios”, diz ele. Pois tá bom.
• Fazendo justiça - Seja na tribuna da AL, ou em quaisquer outros locais, ou situações, o deputado Heitor Férrer tem afirmado tratar-se de “uma grande injustiça negar as qualidades do governo de Cid Gomes”. Para ele, Cid deu ao Ceará grandes projetos, embora tenha cometido equívocos milionários, como é o caso da segurança pública, em que a sua gestão falhou.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...