quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vem aí a Feira do Empreendedor

Feira reúne empreendedores, oportunidades e qualificação

A quinta edição da Feira do Empreendedor - que acontece de 5 a 9 de agosto, em Fortaleza - vai reunir cursos, oficinas, treinamentos, informação, inovação, tecnologia e o mapeamento de novas oportunidades de negócios. Com a perspectiva de atrair 50 mil pessoas, o encontro, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), terá 377 eventos paralelos, como palestras, oficinas, clínicas e seminários, além da meta de fornecer 27 mil informações, 29.700 orientações técnicas, capacitar 20 mil pessoas e a realizar 65 mil atendimentos presenciais.
Tendo como tema “O Espetáculo dos Negócios”, o evento contará com ambientes voltados para o “Atendimento”, tanto de potenciais empreendedores como de empresas já existentes, além de espaços para “Cenários e Tendências de Mercado”, “Inovação e tecnologia”, “Negócios sustentáveis”,  “Economia Criativa” e “Educação empreendedora”. Nesta edição, a feira está trazendo a Fortaleza nomes como o chef Olivier Anquier - que fará palestra sobre “A Receita do Sucesso”, mostrando seus tropeços e conquistas.
DESTAQUES
A abertura da Feira do Empreendedor acontece no dia 5 de agosto, às 19h, com a palestra magna “Como o Cearense faz Espetáculos e Negócios”, que reunirá o ator Edmilson Filho e o diretor Halder Gomes, do filme “Cine Holliúdy”. No dia 6, a programação contará com ciclos de palestras, oficinas e painéis, assim como nos demais dias da feira.
No dia 07, a atração será o ator Marcos Frota, que, até hoje, divide-se entre o palco e o picadeiro, e que vai falar sobre “O Espetáculo dos Negócios”. Também no mesmo dia, o ex-velejador Pierre Schurmann, integrante da famosa família de aventureiros e fundador do Bossa Nova, um dos mais ativos fundos de “investimento anjo”, vai estar no Espaço da Economia Criativa, falando sobre o tema “Como captar recursos para sua startup”. “Essa é uma tendência nova no mundo e a gente vai operar com essa questão”, acrescentou Carlos Cruz.
NOVIDADES
“Neste ano, estamos muito inovadores. A feira terá a cara do Ceará, de alegria, tanto que o símbolo é um picadeiro, um circo”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz. Ele informou que, no ano passado, o tema foi focado em Copa do Mundo, com ambientes e palestras voltados ao esporte, “para despertar o interesse nos empresários a questão de que o evento iria render, e rendeu, bons resultados financeiros  àqueles que empreendem”, destacou.
Entre as muitas novidades, Cruz destaca o shopping empreendedor. “No shopping convencional, existem lojas para vender artigos, nesse shopping do empreendedor, teremos stands para ‘vender’ consultoria, capacitação e tudo aquilo que uma empresa e um empreendedor precisam”. Teremos um ambiente de vendas (sugestão) de franquias de todo tamanho. Com R$ 5 mil, o empreendedor pode se colocar uma franquia, indo até R$ 500 mil”, frisou o diretor. Já com relação às oportunidades de negócios no evento, Cruz adianta que um grupo de empresários russos, de vários segmentos estará presente. Conforme o diretor, eles farão parcerias, “seja em produção ou em representação dos negócios que eles têm na Rússia, bem como outras oportunidades de negócio que podem ser colocadas”.
A feira contará com uma rodada de consultoria, que vai atender aos empreendedores que tenham dúvidas em seu negócios. Eles irão se cadastrar no site do Sebrae, onde vai descrever o questionamento. O Sebrae fará a triagem, e irá localizar um consultor que entenda daquele assunto alvo da dúvida informada. “Com isso, será marcado um encontro para que aquela dúvida seja sanada. Tudo gratuitamente”, garante Carlos Cruz.
IMPORTÂNCIA
“A gente está levando à apreciação do nosso público, empreendedor e pretenso empreendedor, tudo aquilo que ele precisa saber para colocar seu negócio ou, então, para melhorá-lo”, enfatiza o diretor-superintendente do Sebrae-CE. “A pessoa que entra na feira, sai do outro lado modificado, pelo conhecimento e capacitação que adquire, além da conversa com as pessoas e relacionamentos que mantiver. O evento é transformador para quem quer empreender ou empreende, e consolida o seu negócio no mercado”, acrescentou.
O dirigente finaliza ressaltando que a feira é um ambiente, do ponto de vista empresarial, “que modifica os atuais e futuros empreendedores para melhor, preparando-os para que possam atuar com maior competitividade no mercado. Esse é o objetivo maior do evento”.
PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM VÁRIOS ESPAÇOS E ATIVIDADES
Ao entrar no Centro de Eventos, o visitante vai poder, rapidamente, se situar e interagir com os vários espaços e suas programações. No espaço das “Cenários e Tendências de Mercado”, por exemplo, será possível encontrar 60 mini franquias sendo, a grande maioria, inéditas no Ceará, além do projeto-piloto “Primeira Exportação”, e novidades como o “Kit Competente Digital”, que é uma certificação para quem quer aderir, com eficiência, ao comércio via internet, além das palestras que vão ensinar como participar do Comércio Eletrônico e como vender para órgãos públicos. No mesmo Espaço acontecerá o II Encontro de Canais de Comercialização, que pretende mostrar, para o pequeno empresário, o caminho mais eficiente que seu produto ou serviço deve fazer para chegar ao público certo, aumentando as vendas e a abrangência da sua atuação.
Ainda nesse Espaço, os visitantes vão encontrar o Shopping do Empreendedor, com oportunidades de negócios para o MEI e para a microempresa; e a Central de Oportunidades, que são possibilidades de empreendimentos. Já no Espaço da “Inovação e Tecnologia”, será possível conhecer programas como o Sebraetec e ALI-Agentes Locais de Inovação, que garantem mais competitividade para as pequenas empresas, além de cursos  diversos que vão desde o “Visual de loja” e aos novos modelos de negócio, como os “Pães por assinatura”, por exemplo.
No Espaço dos “Negócios Sustentáveis” o Sebrae vai aproveitar para disseminar as ferramentas necessárias para que milhares de pequenos negócios possam aproveitar as oportunidades abertas com esse novo conceito. Já no espaço da “Economia Criativa”, haverá uma programação diversificada, que vão dos negócios digitais, mídias sociais, startups, jogos eletrônicos e coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório), ao design, quadrinhos, literatura, arte contemporânea e produção cultural.
Por fim, na área da “Educação Empreendedora” estarão os workshops, oficinas e palestras magnas como um talkshow com o “Suricate Seboso”, O case do “Omelete” e histórias de sucesso comercial como as do “Barney´s Burger”, da franquia “Oh! My dog”, do site “Buscapé”, do alpinista Rosier Alexandre e da Alvinista, a rede social de games feita por cearenses, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...