sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

QUAL É A DA LOURA?

• A ex-prefeita Luizianne Lins a cada dia se isola mais dentro do PT. Depois de declarar que não iria fazer campanha para o candidato a governador do próprio partido, o Camilo Santana, agora dá um jeito de se pôr em evidência ao criar fatos políticos que só prejudicam a legenda que a abriga e favorecem a oposição, com a qual, inclusive, andou de namorico tempos atrás.
 Luizianne acusa o partido de censura a mando do governador Cid Gomes por não ver seu vídeo de campanha veiculado na propaganda eleitoral na TV, pelo Partido dos Trabalhadores. Entretanto, o que ocorre na realidade, é que Luizianne se recusa a chamar voto para Camilo Santana, que inclusive é do PT, esquecendo-se que sua candidatura não é uma candidatura avulsa, por mais que a ex-prefeita seja adepta do personalismo na política.
Ainda vigora, no País o sistema político-partidário, onde candidaturas avulsas não são autorizadas. Quisesse apoiar outros candidatos ao governo e ao senado, como Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, ou os candidatos do PSB/Rede, com quem Luizianne Lins tem estreitas e antigas ligações, como é o caso de Eliane Novais, deveria ter mudado para os partidos desses candidatos. Aliás, Luizianne, ao visitar Recife, no final de semana, para manifestar seus pêsames à família de Eduardo Campos, falecido recentemente num desastre aéreo, fez-se acompanhar justamente do único integrante do PT de Pernambuco que não apoia as candidaturas do PT naquele Estado, mas as do PSB, o presidente do PT Recife, Oscar Barreto, que, em Pernambuco recebeu o apelido, dado pela companheirada lá dele, de «queijo do reino», por ser vermelho por fora e amarelo por dentro. No mínimo, sintomático.
CURTO CIRCUITO

• Documentação - Agricultoras familiares de três estados do Nordeste terão a oportunidade de fazer, gratuitamente, documentos civis e jurídicos, neste mês. Entre os dias 20 e 29 de agosto, municípios do Ceará, Pernambuco e Paraíba receberão mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
• Má qualidade - Para o cientista político André Haguette, entre os maiores problemas que avacalham e derrubam a política brasileira, está a má qualidade da maioria do eleitorado. A seu ver, se houvesse um mínimo de consciência democrática e partidária, a esmagadora maioria de candidatos apresentados ao povo seria rejeitada. O que não vem ocorrendo.
• Os agoniados - No inacreditável calendário relacionado com os dias mais importantes a serem comemorados, um deles, ocorreu ontem: o Dia da Agonia. Por coincidência, é grande a onda de candidatos a deputado federal e estadual queixando-se de falta de grana, que vem sendo “represada” pelos partidos e pelos doadores. Ou seja, a “agonia” anda solta...
• Guerra feroz - Observadores da campanha eleitoral, seja para governador, senador ou presidente, preveem uma verdadeira “guerra” entre PMDB e PT na região do Cariri. As lideranças daquela área, entretanto, não se mostram, em geral, muito dispostas a seguir os candidatos ao Planalto que lhes forem indicados ou impostos. Nesse campo, o Cariri é politizado.
• Invasão absurda - Durante a missa pelo falecido candidato do PSB, Eduardo Campos, no Recife, um espetáculo deprimente e vergonhoso. A começar pela presença massiva de políticos para “tirar casquinha”, inclusive o vice-presidente Michel Temer, por causa de quem uma multidão de fotógrafos e cinegrafistas “invadiu” até o altar, por pouco não impedindo o ato religioso.
• Crimes - A publicação, pelo Ministério Público Eleitoral, dos números relacionados com as impugnações de candidaturas, é impressionante. De mais de 25 mil candidatos, 4.115 foram considerados inelegíveis. Detalhe: a maioria das impugnações deveu-se a contas rejeitadas de  gestores de recursos públicos. Imagine se não houvesse os Tribunais de Contas.
• Briga feia - Como se não faltasse mais nada para mostrar os problemas da saúde no Brasil, está aberta uma “guerra” de bom tamanho, envolvendo nada menos do que o Ministério da Saúde, e o Conselho Federal de Medicina. O “estopim” foi informação do CFM, segundo o qual 87% dos brasileiros estão indignados com a ineficiência do SUS. Só que esta é a mais pura verdade.
Até onde chegamos!
 Nesta semana o Colégio Joaquim Albano realizou uma reunião sobre assunto que apavora e envergonha. O Sindiute promoveu encontro de professores, servidores e pais, com o objetivo de se discutir como acabar com a violência nas escolas, que estão sendo transformadas em locais de alto risco para mestres e funcionários, dada a violência de muitos jovens estudantes.

“Santinhos”
Pela primeira vez, o Ministério Federal investe contra ações desonestas de membros de igrejas evangélicas, que no Brasil são cada vez mais “intocáveis”. O bispo-pastor Gedelth, “big boss” da Igreja Cristã Maranata, que havia sido preso em 2012, por desvio de volumosas quantias, como sempre subtraídas de pessoas desavisadas e incautas.  
 
Novo prazo
O Banco do Nordeste prorrogou o edital nº 2014/107 para credenciamento de empresas visando a realização de atividades na área rural e urbana. Os interessados têm agora até o dia 19 de setembro, às 17h, para encaminhar proposta ao Banco.

Aliás...
Até o próximo dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições de projetos culturais a serem apoiados pelo Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Gratuitas, as inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela Internet, no endereçowww.cultura.com.br/cultura. A dotação orçamentária prevista pelo edital é de R$ 4,5 milhões.

Documentação em dia
A ação atende prioritariamente mulheres, mas homens, jovens e crianças também podem colocar em dia a documentação. O mutirão vai emitir 1ª e 2ª vias do registro de nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de promover a inserção de agricultores no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.

A má sorte de Juazeiro
A vereadora Auricelia Bezerra (PSL) fez, na ultima terça-feira (19), uma grave denúncia contra a malversação de dinheiro público pela mesa diretora do Poder Legislativo de Juazeiro do Norte.

Aluguel caríssimo
Segundo Auricelia, ao analisar as últimas prestações de contas da Câmara Municipal, ela percebeu que a presidência gastou no últimos cinco meses R$ 30 mil no aluguel de quatro máquinas copiadoras que estão à serviço da casa.

Contas contadas
Ainda conforme a vereadora, o dinheiro seria suficiente para comprar seis máquinas iguais e que poderiam ter melhor finalidade e aproveitamento na sede do Poder Legislativo “Fiz os cálculos e pesquisei no mercado”.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...