quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Distrito Federal em estado de alerta

Defesa Civil decreta estado de alerta no DF por causa da baixa umidade

A madrugada desta quinta-feira, 18 de setembro, foi a mais quente do ano na capital. O INMET registrou a temperatura mínima de 20,9 C, pelo segundo dia consecutivo (Valter Campanato/Agência Brasil)
Com elevada temperatura e baixa umidade do ar, DF entra em estado de alertaValter Campanato/Agência Brasil

















A Defesa Civil decretou hoje (15) estado de alerta no Distrito Federal (DF) devido ao tempo seco. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice mais baixo de umidade relativa do ar registrado nesta quarta feira no DF foi 14%. A Defesa Civil informou que, nos últimos três dias, a umidade ficou abaixo de 19%, índice considerado abaixo do ideal. A temperatura chegou a 35 graus Celsius (°C) na tarde desta quarta-feira, a segunda mais alta da história do DF. Segundo o Inmet, a mais elevada foi registrada em outubro de 2008, 35,8 ºC.
Explicação
Manuel Rangel, meteorologista do instituto, explicou que uma massa de ar quente e seco dificulta a formação de nuvens. “Pelo menos até o dia 21, a previsão é muito sol e poucas nuvens. Essa massa de ar impede a formação de nuvens, aumentando as temperaturas e diminuindo a umidade do ar.”
Recomendação
A Defesa Civil recomenda uma série de medidas para diminuir as consequências do tempo seco. “Tem de ingerir no mínimo seis copos com 300 ml [mililitros] de água ao longo de 24 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados, colocar toalhas molhadas ou recipientes com água no quarto para manter o ambiente mais úmido, trajar roupas mais leves, como de algodão”, sugere Rogerio Ribeiro Alvarenga, diretor de Operações do órgão.
Alverenga também pede cuidado redobrado com as crianças. A orientação é que as escolas suspendam as atividades físicas ao ar livre, principalmente no período da tarde.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...