sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Tá chegando a hora
E é chegada a hora da onça beber água, como costumam dizer nossos conterrâneos do interior.  Domingo, o povo brasileiro volta às urnas para decidir, numa das eleições mais disputadas, difíceis e agressivas de todos os tempos, quem comandará os destinos da Nação pelos próximos quatro anos, pelos menos. De um lado, o projeto liderado pelo Partido dos Trabalhadores, que trouxe profundas mudanças sociais para o  povo brasileiro, que possibilitou, inegavelmente, o acesso das camadas mais pobres da sociedade a serviços e produtos que jamais estiveram a seu alcance. Acesso que beneficiou, por outro lado, a indústria, o comércio e o crédito, o que torna inexplicável a resistência de alguns setores das classes mais altas a esse projeto que também lhes trouxe lucro.
Somente o ódio de classe, como sempre lembra o ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral de Dilma Rousseff e do projeto que ela representa nestas eleições, para explicar o porquê de quem se beneficia e se beneficiou com os governos Lula e Dilma querer, agora, alijá-los do poder para pôr em seu lugar um candidato como o ex-governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, cujo modelo de governar, lastreado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não deixou saudades em ninguém, exceto naqueles que se locupletaram com a política de privatizações desenfreadas realizadas em seu governo.
Mas as opções estão lançadas e caberá ao povo fazer suas escolhas. Boa eleição e que o Brasil saia maior e melhor das urnas no próximo domingo.

CURTO CIRCUITO

• Sem entender - Embora seja uma medida sensata, a presença de Forças Federais para dar mais segurança ao 2º turno eleitoral do Ceará, muita gente, inclusive nós, ainda não entendeu um detalhe: por que, havendo agitação e confrontos em quase todos os municípios, como se explica que essas forças estejam destinadas apenas às cidades da região metropolitana?

• Falta respeito - Ainda a propósito dessa requisição de Forças Federais para o pleito no Ceará, vale lembrar que, se no País, e no Ceará se praticasse uma política de alto nível, apoiada na ética, com as grandes lideranças se respeitando umas às outras, não haveria necessidade dessa medida, só admissível onde se faz política das mais rasteiras. 

• Desmantelo - Atenção, dra. Socorro Martins, secretária da Saúde de Fortaleza! Pessoas que procuram o Posto de Saúde Monteiro de Morais, no Bairro Sapiranga, denunciam: a) por falta de médico, uma prevenção ginecológica demorou seis meses para ser liberada; b) a única distribuidora de senhas para consultas, só trabalha um dia e outro não!...

• Vamos acreditar - Finalmente, depois de tantas “brigas de foice” nos chamados debates eleitorais, na verdade cachorradas entre candidatos estressados, o TSE acena com medidas destinadas a evitar que esses cidadãos e cidadãs que disputam governos de estado e a presidência da República, terminem se engalfinhando em cenas de luta-livre..

• Haja diferença! - Quando vemos em campanhas eleitorais no Brasil, partidos nanicos vendendo alguns segundos de TV aos partidos maiores em troca de benefícios para seus “donos”, sabemos que na Holanda, onde não há debates, os espaços de TV, Rádio, Twitter, jornais e revistas são ocupados em dias alternados, só por partidos grandes e de respeito.

• Ah, uma sela! - Se passar um projeto do senador paraibano Vital Rego, do PMDB, presidente da CPMI da Petrobras, dando mais poderes ao Legislativo do que ao Judiciário para investigar casos de corrupção, vai um “carnaval” para os praticantes dessa atividade. Rego parece esquecer-se dos vícios que são praticados no poder ao qual ele pertence.

• Culpados - A política no Brasil é mesmo atípica: nas hostes da candidata à reeleição, Dilma Rousseff, os mesmos estrategistas que haviam optado por destruir Marina para enfrentar Aécio que era “muito mais fácil de vencer”, agora culpam uns aos outros, diante do “prato indigesto” que tem sido enfrentar no 2º turno o neto do Doutor Tancredo!...


Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...