quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pesquisador da USP realiza palestra sobre corrente marítima nesta quinta-feira (20)

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC realiza, nesta quinta-feira (20), a palestra "20 anos da descoberta da Subcorrente Norte do Brasil", com o pesquisador Ilson da Silveira, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pela descoberta dessa corrente marítima. O evento ocorre às 15h no auditório do Labomar (Av. da Abolição, 3207, Meireles), é gratuito e os interessados não precisam realizar inscrição.

Silveira é referência mundial no assunto. As correntes marítimas ainda são um grande mistério para a Oceanografia Física. Os pesquisadores têm se debruçado para entender como se dá a transposição de enormes volumes de água entre regiões do sul para o norte do planeta, e vice-versa.

A Subcorrente Norte do Brasil (SNB), que tem passagem pelo Ceará, foi descoberta quando Silveira ainda era estudante de mestrado e buscava entender a bifurcação de uma corrente em Cabo Branco, na Paraíba.

A bifurcação não apenas não existia na região, como Silveira acabou percebendo que, àquela altura, a corrente já estava formada e possuía características bem particulares. Entre essas características, o fato de a velocidade máxima (cerca de 100 vezes a do Rio Amazonas) não se encontrar na superfície, mas em águas profundas.

A nova corrente teve importância mundial por se tratar de um duto de água que colabora para o transporte inter-hemisférios. O conjunto de dados tem ajudado na compreensão de alguns fenômenos que ocorrem na costa brasileira. Com informações do portal da USP.

Fonte: Yuri Simões, aluno do Labomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...