sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Cid em alta
Ao que tudo indica, o nome do governador Cid Gomes segue forte na lista dos ministeriáveis para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff e para uma das Pastas consideradas sagradas para o Partido dos Trabalhadores, nada menos que o Ministério da Educação, que desde o primeiro mandato de Lula vinha sendo ocupado por indicados pelo próprio PT.
A decisão pela nomeação de Cid para um dos Ministérios mais estratégicos e bem aquinhoados financeiramente do governo Dilma, ao qual será destinado vultosa fatia do pré-sal, só estaria a depender de uma decisão do próprio governador que insiste em assumir posto no Banco Mundial, quando teria a oportunidade de morar nos Estados Unidos e se afastar da política por alguns anos.
Resta saber se Cid, um animal político por excelência, resistirá ao desafio que poderá cacifá-lo de maneira decisiva para a disputa presidencial de 2018. A verdade é que Cid, para contrariedade de seus inimigos políticos, continua em alta lá pras bandas do Planalto.

CURTO CIRCUITO

• Neologismo -  Macário Batista, que adora uma novidade, ouviu e já encampou ao seu vocabulário o termo “DESABONITADO”. Segundo ele, ouviu no interior do Estado (deve ter sido na Sobral lá dele). Só sei dizer que agora, quando  quer se referir à alguém desprovido de beleza usa o tal do “DESABONITADO”.

• Na marca do pênalti - Quem ganhou a eleição pro governo sabe quem estava do outro lado. Portanto, certas pessoas devem pôr as barbas de molho, pois vai haver lágrimas e ranger de dentes, inclusive, lá pras bandas da Assembleia.

• Stand by - Para quem pergunta ao presidente da Assembleia, José Albuquerque, reeleito deputado, se vai lançar seu nome para um segundo mandato à frente do Legislativo cearense, Zezinho desconversa e diz que só vai tratar de sucessão quando dezembro chegar. Mas, dizem os apostadores de plantão, que Zezinho já está devidamente credenciado para mais dois anos na presidência da Casa.

• Nome forte - Na Câmara Municipal de Fortaleza é unânime o nome do vereador Salmito Filho para a presidência da Casa. Dizem que Salmito está tão forte que conta até com o apoio dos que fazem oposição, os ditos, adversários.

• Social - O prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes, juntamente com os deputados Anibal Gomes (federal) e Manoel Duca (estadual), receberam no Festival do Camarão, Cid, Ciro, Roberto Cláudio, Zezinho Albuquerque e o empresário Júlio Ventura. Fizeram a base lá no Acaraú e voltaram para o Carnabral, do Sobral dos Ferreira Gomes.

• Acanalhação  -  A sociedade está indagando da Secretaria do Centro, AMS, GM e da própria Prefeitura de Fortaleza, por que está sendo permitido que o gradeado do entorno da Catedral, esteja sendo varal de roupas íntimas à venda, e a calçada do Paço Municipal  “point” de venda de CDs e DVDs pirateados numa avacalhação que envergonha a quinta capital do País.

• De novo, o Cesinha -  Vem aí, o lançamento de mais um livro do incansável escritor, historiador e poeta sobralense César Barreto Lima, em parceria com o filho Saulo. “O Poeta do Becco – uma viagem ao tempo” terá seu lançamento no Náutico, no dia 11/12. O ex-deputado e grande amigo é fiel amante da sua Sobral.

• Salseiro - Parece que a corrupção administrativa nos municípios do estado do Ceará, é mesmo insolúvel, apesar de todo o empenho do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público. Como prova disso, informação vinda do âmbito do MPE, dá conta de que existem casos de irregularidades em todas as prefeituras do Cariri.

• Conselho - Daqui do nosso modesto espaço, um simples bem intencionado conselho a alguns colegas de Rádio, que comandam programas direcionados principalmente ao interior. Se vocês desejam manter o público bem informado, procurem dar também boas notícias, em vez da sanguinolência de embrulhar estômagos na hora do almoço.

• Homenagem -  No dia 09 de dezembro, o falecido padre Haroldo Coelho receberá justa homenagem da Assembleia Legislativa. Teve intensa atividade política, tendo disputado o governo do Estado pelo PT. Como perdeu, foi por este esquecido, mas como desforra esqueceu essa sigla.

Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou

www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...