terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sistema Biométrico

Recadastramento movimenta centrais de atendimentos em Fortaleza e Maracanaú

O primeiro dia de recadastramento do sistema biométrico em Fortaleza e Maracanaú foi marcado por movimento intenso nas centrais de atendimentos. O processo está sendo feito com a coleta da foto, assinatura e impressões digitais.
Aproveitando para fazer o recadastramento, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, acompanhou de perto o atendimento e falou sobre o novo sistema, onde ressaltou dar celeridade ao processo. “A biometria imprime mais segurança e celeridade ao processo de votação, já que a identificação do eleitor é feita pela digital”. A desembargadora enfatizou que e o eleitor ainda tem a opção de agendar o atendimento para evitar filas.
Estrutura
Apesar da grande procura, em boa parte da espera, o eleitor permanece sentado. A central foi toda reestruturada para o início do atendimento, com 20 kits biométricos. Ao todo, 110 servidores e estagiários, divididos em dois turnos recebem os eleitores de Fortaleza, que vêm fazer o título pela primeira vez, transferência, revisão de dados ou tirar certidão. A capacidade é de atender 500 pessoas por dia.
No início do processo, é feita uma triagem com o eleitor, onde as documentações são conferidas No recadastramento biométrico, não é necessária a cópia dos documentos. Em seguida, o eleitor é direcionado em um dos guichês biométricos, onde são capturadas foto, assinatura e as 10 impressões digitais. Ao final, o eleitor recebe o documento.
Todos que comparecerem são atendidos no recadastramento que, por enquanto, é ordinário, ou seja, não é obrigatória a procura imediata.
Agendamento
De acordo com a coordenadora da Biometria no Ceará, Edna Sabóia, “o TRE disponibiliza dois canais de agendamento para evitar que o eleitor espere em filas. Através do Disque-eleitor, 148, e do site do tribunalwww.tre-ce.jus.br, é possível marcar dia e hora para ser atendido, garantindo mais comodidade ao eleitor”. Só em Fortaleza, foram disponibilizadas quatro mil vagas de agendamento, até o final do mês de novembro, para quem quiser comparecer à Central de Atendimento e fazer o recadastramento biométrico.
A estudante Camila Lima, 20 anos, veio sem agendar. Foi uma das primeiras a chegar à Central de Atendimento para tirar o título nesta segunda-feira. Apesar da espera, recebeu o documento já com dados inseridos no sistema biométrico. “É mais tecnologia e segurança”, avalia.
Municípios
participantes
Além de Fortaleza e Maracanaú, os municípios de Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina, Camocim, Crato e Ubajara também iniciarão o procedimento para coleta de dados dos eleitores na biometria. A partir de amanhã, o novo cadastro será aberto nas localidades de Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina e Camocim. Já em Crato e Ubajara, a partir de 14  de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...