sábado, 1 de novembro de 2014

Tem início o Novembro Azul

Outubro Rosa dá lugar ao Novembro Azul

Secretaria de saúde encerrou o Outubro Rosa nesta sexta-feira e inicia Novembro Azul neste sábado, em Criciúma

Com o encerramento do mês de outubro chega ao fim também às ações de conscientização do Outubro Rosa. Em Criciúma conforme o secretário de saúde, Paulo Conti a campanha de 2014 teve um resultado “espetacular”.  “O movimento contou com a participação efetiva das mulheres, que participaram das ações da campanha e buscaram fazer os exames preventivos, bem como a equipe da secretaria que desempenhou um bom trabalho”, destaca.
Entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente, o que resulta no índice de 22% do total de casos no mundo. Em Criciúma, atualmente, 598 mulheres estão em tratamento contra a doença no Hospital São José.
Somente no dia “D”, realizado no dia 18 deste mês para intensificar as ações de conscientização as unidades de saúde realizaram 703 exames preventivos de colo de útero e 417 mamografias, um número muito positivo na opinião de Conti. “Quero agradecer a Associação Amor a Vida (Amovi), a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Casa Maria Tereza que tiveram um trabalho fundamental para alcançarmos o objetivo”, pontua o secretário ao frisar que a campanha encerra nesta sexta-feira, mas que todas as unidades de saúde continuam com o atendimento normal para atender quem não conseguiu fazer os exames durante o mês de outubro.
Neste sábado, dia 1º de novembro, a secretaria de saúde dará início a 1ª campanha Novembro Azul realizada pelo município. Um evento oficial que será realizado na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade, a partir das 10 horas irá marcar a abertura da programação do movimento. “Queremos mexer com os homens, desperta-los sobre a responsabilidade e a importância de cuidar de sua saúde e prevenir o câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre o público masculino”, ressalta.
O dia “D” do Novembro Azul será realizado no dia 18, uma terça-feira, com o objetivo de contemplar o maior número possível de homens. “As unidades de saúde irão ficar com o horário de atendimento estendido até às 20 horas para que eles possam sair do trabalho e ir”, explica. No dia 19 de novembro, às 15 horas, será celebrada a missa da saúde do homem na Catedral São José, no Centro de Criciúma.
(Engeplus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...