sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

É de graça: Serviço de oftalmologia pra criança

UFC realiza atendimento oftalmológico gratuito para crianças de escolas públicas

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) – atualmente sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – promove, até 22 de janeiro de 2015, atendimento oftalmológico gratuito para alunos de escolas públicas do Interior do Estado. Trata-se do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia, cuja meta local inicial é atender 390 crianças de 13 municípios em 24 dias de testagem, entre dezembro deste ano e janeiro de 2015. Nesta sexta-feira (5), a partir das 8h, haverá atendimento a 15 crianças de Guaramiranga e entrega de óculos a crianças que foram examinadas nesta semana, oriundas dos municípios de Barreira, Pindoretama e Aracoiaba. 

No Projeto, meninos e meninas fazem exames de vista e, quando houver indicação, receberão óculos de grau, gratuitamente – sempre que possível, no mesmo dia. Na próxima semana, será a vez de alunos dos municípios de General Sampaio, Chorozinho, Pacajus e Capistrano participarem. 

O atendimento se dá em veículos que estão estacionados na sede do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam – Rua Pernambuco, 1674, Planalto Pici), projeto de extensão da UFC que tem à frente a Profª Walda Viana, do Departamento de Clínica Odontológica. É ela quem também coordena o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia.

A Profª Walda explica que, a princípio, o atendimento será somente de Oftalmologia, "porque ainda estamos concluindo a entrega do material de consumo da Odontologia que foi adquirido. Mas em janeiro as atividades de Odontologia irão começar", adianta. 

O PROJETO – O Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia é vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE) e ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em consonância com as Políticas Nacionais de Saúde e de Educação, do Governo Federal. A iniciativa local foi elaborada pelo HUWC, que recebeu quatro contêineres – dois módulos odontológicos e dois oftalmológicos, cada um contendo a instalação de dois consultórios. 

Está previsto beneficiar crianças de 17 municípios, vinculadas ao PSE e que não estão cobertas pelo Projeto Olhar Brasil. A Escola Municipal José Bonifácio de Sousa, de Fortaleza, participou do teste dos equipamentos e também está sendo atendida, assim como o município de Horizonte, que pleiteou participação posteriormente. Ainda segundo a Profª Walda, pelo menos por enquanto o Projeto é limitado aos alunos do PSE. 

A equipe atual de atendimento é composta por três médicas oftalmologistas contratadas pelo HUWC/Ebserh, um cirurgião-dentista, uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica em óptica e um técnico em manutenção elétrica. Os estudantes em estágio do Curso de Odontologia da UFC também participarão da promoção de saúde bucal nos contêineres, sob a orientação do Prof. Sérgio Luz e preceptoria do cirurgião-dentista Ricardo Gondim, do HUWC/Ebserh. 

Fonte: Profª Walda Viana, coordenadora do Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia e diretora do Cedefam 
---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica - Fortaleza/CE - CEP 60020-181
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7332 - Fax: (85) 3366.7330

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...