sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Homenagem à democracia
Finalmente, foram concluídos após dois anos de investigações e coletas de depoimentos de vítimas, familiares de desaparecidos e de algozes, os trabalhos da Comissão da Verdade. Em cerimônia que contou com um discurso emocionado da presidenta Dilma Rousseff, uma das vítimas e testemunhas dos horrores ocorridos durante os anos de chumbo da ditadura civil militar que se implantou no Brasil, o relatório foi apresentado, com levantamentos que cobriram fatos ocorridos durante o período de 1946 a 1988 e que mancharam a história política de nossa Pátria.
Do relatório da CNV, as principais conclusões são pela necessidade de extinção das polícias militares, tidas como das mais perniciosas heranças da ditadura e pelo reconhecimento, pelas Forças Armadas, dos crimes cometidos em defesa do regime. Em seu discurso, Dilma defendeu que a verdade ali apurada era uma espécie de homenagem à própria democracia brasileira, em seus 30 anos de resistência e solidificação diária.
Que a verdade traga conforto às vítimas e a seus familiares que tanto lutaram e sofreram para que esse dia finalmente chegasse.
CURTO CIRCUITO
  Dunga, o benfeitor? - Segunda-feira, por ocasião da Noite das Personalidades, do jornalista Sérgio Pontes, no Marina Park Hotel, o treinador da seleção brasileira de futebol, Dunga, recebeu da AL o título de Cidadão Cearense, por iniciativa do deputado José Sarto (Pros), líder do governo.
Não dá pra entender - Não entendi, nem a entrega do título em solenidade particular e não do próprio Legislativo, nem o porquê da comenda ao senhor Dunga. Nada contra o treinador, mas o que foi mesmo que ele fez pelo desenvolvimento do Ceará pra ganhar tão importante título?
Reconhecimento - Segunda-feira, no Distrito de Messejana, o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, entregou à direção do Hospital Gonzaguinha o Prêmio Ceará Gestão Pública, como reconhecimento à boa administração daquela instituição. Vale lembrar: foi Totó o governador pioneiro na descentralização do atendimento médico através dos hospitais que levam seu nome.
Homem de ação - Durante a festa de posse da nova Diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas, o megaempresário do setor de farmácias, Deusmar Queiroz, deixou claro que o seu objetivo é completar 1.000 desses estabelecimentos, em todo o país. Resta saber onde anda o antigo projeto dele, de implantar em Fortaleza um laboratório para fabricar remédios populares.
Padre Haroldo - A Assembleia Legislativa do Ceará concedeu ao Padre Haroldo Coelho, “in memoriam” o Prêmio Frei Tito de Alencar, concedido a personalidades ou instituições que tenham papel de destaque na defesa da liberdade e dos Direitos Humanos. Personalidade política forte, Padre Haroldo, que ao falecer era militante do Pros, foi mais um desencantado com o PT.    
  
Tem vergonha, Brasil! - O Brasil, que vive um dos piores momentos da sua história, devido ao mar de lama e de corrupção que envolve empresários, gestores e políticos, ocupa hoje o 65º lugar no “ranking” dos países mais corruptos, segundo a Transparência Internacional. Os menos corruptos são Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, sendo todos países nórdicos. Viva os vikings!
PT, o trapalhão - Segundo o ex-ministro da Fazenda do Brasil no governo do presidente Fernando Henrique, adverte a respeito do PT e o segundo mandato da presidente Dilma: esse partido, que já vive a criticar o ministro da Fazenda Joaquim Levy, nomeado pela presidente Dilma, vai prosseguir em campanha cerrada, nas r4edes sociais, com a intenção de derrubá-lo.
Fortalecendo - Na Câmara Municipal de Fortaleza, há um acordo entre todas as lideranças, no sentido de que, na nova gestão do vereador Salmito Filho à frente da presidência da Casa, serão mobilizadas todas as forças no sentido de que seja concedida automnomia financeira e administrativa às Secretarias Executivas Regionais, o que será ótimo para a periferia.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...