domingo, 14 de dezembro de 2014

Projeto Cultural França-Brasil

Paulo Tadeu – Jornalista

São muitas as atrações da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.  Destaco  a presença da Divine  Académia Francaise des Arts Lettres et Culture na pessoa de sua Presidente, a jornalista Diva Pavesi, que veio  empossar 31 neo-acadêmicos  brasileiros naquela importante Arcádia parisiense. Os novéis imortais ou são daqui da  terra de José de Alencar ou conterrâneos do autor do “Dicionário do Folclore Brasileiro” Câmara Cascudo.
O solene e festivo ato literário internacional constará também da outorga de comendas a personalidades governamentais e culturais. Acontece neste sábado 13, às 17 horas, no Centro de Eventos do Ceará – salas 3 e 4 do  Mezanino 2, numa iniciativa pioneira da Associação Cearense de Escritores - ACE, presidida por  Francisco de Assis Clementino Ferreira (Tizim), com o apoio  da Embaixadora no Ceará da Divina Academia Francesa de Artes Letras e Cultura - Maria do Socorro Cavalcanti e 15 instituições culturais entre as  quais a Academia de Letras e Artes do Ceará presidida por José Odmar de Lima.
A comitiva do vizinho  Estado do Rio Grande do Norte se faz presente, dentre outros, com os presidentes da Academia Norte-Riograndense de Letras – Diógenes da Cunha Lima; do Instituto Câmara Cascudo – Ana Maria Cascudo Barreto (filha do Câmara Cascudo);  do  Museu do Sertão de Mossoró e da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – Benedito Vasconcelos Mendes;  e a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense com as acadêmicas Conceição Maciel e Gorete Lima Leite. Isto demonstra o sadio intercâmbio cultural que vem beneficiando intelectuais sob o arrojado manto  comum da nordestinidade. Aliás, os presentes assistirão uma bailarina clássica dançando forró na ponta dos pés.
“A importância da Literatura Brasileira na França” é o tema da conferência a ser proferida pela jornalista Diva Pavesi. Na ocasião ela receberá do   titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Virgínio Clementino ao lado de comitiva da Central de Artesanato Luiza Távora – CEART,  um presente típico, semelhante ao  que foi entregue pelo governador Cid Gomes à Presidenta Dilma Rousseff: uma toalha de mesa para  banquete, feita  por  autênticas rendeiras do Ceará.
Coroando a tarde será firmado pela ACE e Divine Academia o “Projeto Cultural França-Brasil” que possibilitará, em março de 2015, a participação oficial de comitiva de intelectuais cearenses no “Salão do Livro de Paris” para o lançamento da Coletânea “Ceará em Cena”, da qual tenho a satisfação de participar. Convênio amplo, que abre a perspectiva  de  lançamentos de livros de jovens escritores, bem como realização intercâmbio para estudos acadêmicos na Europa. Ao ato estarão atentos  estudantes do Colégio Maria Ester, do  Colégio da Polícia Militar do Ceará, do Colégio Dáulia Bringel e do Colégio Estadual Maria Margarida de Castro Almeida. Renovar é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...