terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Solenidade de posse de Dilma

Cerca de 70 missões estrangeiras confirmam presença na posse de Dilma
Brasília
Até o início da noite de hoje (29), quase 70 missões estrangeiras confirmaram presença na posse da presidenta Dilma Rousseff,  marcada para quinta-feira (1º). Entre elas, 30 serão comandadas por chefes ou vice-chefes de Estado ou de Governo. As demais serão representadas por ministros de Estado ou outras autoridades. O Ministério das Relações Exteriores, que organiza a cerimônia de posse e a recepção das comitivas, tem recebido diariamente confirmações de presença de autoridades de vários países e de organizações internacionais.
Ao todo, 14 chefes de Estado ou de Governo e 16 vice-chefes já confirmaram presença. Entre as autoridades já confirmadas estão o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o vice-presidente da China, Li Yuanchao; o vice-chefe de Governo da Rússia, Alexander Torshin; o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven; e os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Michelle Bachelet; e da Venezuela, Nicolás Maduro. Além de Mujica, o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vasquez, participará da posse.
Diretores-gerais de importantes organismos internacionais também confirmaram presença, como o da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo; a da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, primeira mulher eleita para o posto; e o da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano.
As Forças Armadas, as polícias Federal, Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal participarão do esquema de segurança da posse com 4 mil agentes, que estarão no gramado da Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em helicópteros. Durante o trajeto em carro aberto, da Catedral ao Congresso Nacional, Dilma será escoltada por motociclistas e agentes de segurança a cavalo. O esquema de segurança foi testado ontem (28), durante ensaio da posse. Os 4 mil agentes estarão preparados para impedir eventuais manifestações violentas ou atos que atrapalhem o percurso a ser feito pela presidenta. A expectativa dos responsáveis pela segurança da posse é que não haja grandes manifestações durante as cerimônias.


Fonte:Agência Brasil/EBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...