terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Suspeita já conhecia turista, diz mãe da vítima

Carioca é presa sob suspeita de assassinar turista italiana no Ceará

Mãe de Mirian França de Mello disse que a filha e Gaia Molinari, encontrada morta na praia de Jericoacoara, já se conheciam antes da viagem

RIO e FORTALEZA - A farmacêutica Miriam França de Melo foi presa temporariamente nesta segunda-feira pela Polícia Civil do Ceará. A carioca é suspeita de participação no homicídio da italiana Gaia Molinari, de 29 anos. O crime ocorreu no último dia 25, na praia de Jericoacoara, distante 300 km de Fortaleza.

Acareação
A delegada responsável pelo caso, Patrícia Bezerra, informou que Miriam foi submetida a acareações e que tentou induzir a polícia civil a um suspeito, dentre as contradições da suspeita, estão horários e locais falsos. 

- Levamos Miriam a Jericoacoara e ela não conseguiu sustentar o que havia dito a polícia, existiam incontáveis contradições - disse a delegada da polícia civil Patrícia Bezerra.
Durante coletiva, realizada na tarde desta segunda-feira, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a delegada informou que a investigação ainda não terminou:
- Estamos nos primeiros passos, existem outras pessoas a serem ouvidas.

Prisão temporária
Segundo Patrícia, pelo menos mais uma pessoa está envolvida no crime. Miriam foi presa temporariamente e deve permanecer durante 30 dias na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), a reclusão pode se estender por mais 30 dias. Até lá, ela ficará à disposição das autoridades que investigam o caso.

Latrocínio
Por enquanto, a polícia descarta a possibilidade de latrocínio. Mas afirma trabalhar com a hipótese de crime passional. Segundo a delegada, contatos estão sendo feitos com a polícia do Rio para investigar se Miriam e Gaia já haviam conhecido no Rio de Janeiro.
Gaia Molinari chegou a Fortaleza no último dia 16, a passeio, e ficou hospedada em um albergue, onde conheceu a farmacêutica carioca, também turista. As duas viajaram juntas para Jericoacoara, no dia 21, e pretendiam retornar na véspera de Natal. Porém, apenas a turista carioca embarcou no ônibus da volta.

Corpo
O corpo da italiana foi encontrado por um casal que passava por uma trilha na localidade de Serrote, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA), que é rota de acesso para a Pedra furada, principal ponto turístico de Jericoacoara.

Perícia
Logo em seguida foi encaminhado à sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no município de Sobral. Os exames lá realizados indicaram a causa da morte como asfixia por estrangulamento.

Surpresa
Em entrevista ao jornal "Extra", a aposentada Valdiceia França, de 63 anos, se surpreendeu com a notícia da prisão preventiva da filha, Mirian França de Mello, de 31 anos, nesta segunda-feira, por suspeita de participação na morte da italiana. Segundo Valdiceia, as duas já eram amigas no Rio de Janeiro e decidiram viajar juntas para a cidade do litoral cearense. 

— Eu não estou sabendo de nada, não entendo como minha filha pode estar envolvida nisso. Elas já se conheciam, eram amigas, não sei se da universidade ou de outro lugar, mas elas decidiram viajar juntas. Não tenho informação nenhuma, não consigo saber como está minha filha — conta Valdiceia.

Suspeita
Mirian é farmacêutica, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a mãe, ela deixou o Rio no último dia 17 para passar o fim de ano no Ceará e tinha planos de conhecer várias cidades. Com Gaia, a carioca se hospedou no albergue Espaço Nova Era, um dos mais famosos de Jericoacoara.

Assistência
O vice-consul da Itália em Fortaleza afirmou que as autoridades estão prestando assistência aos familiares da turista assassinada. Segundo ele, o corpo deve ser liberado nesta segunda e encaminhado para a Itália nos próximos dias.

Com informações do O GLOBO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...