terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Enem 2014: Resultado no portal do Inep

Inep disponibiliza resultados individuais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, hoje, os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Os participantes do Enem poderão conferir as notas obtidas no exame no portal do Inep.
 O resultado possibilita aos estudantes concorrer a uma vaga na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o Sisu estarão abertas de 19 a 22 de janeiro. Somando as vagas das cinco instituições do Ceará que adotaram o Sisu no processo seletivo, o Estado vai oferecer 10.749 vagas.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.238 vagas em 106 cursos de graduação presencial nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em relação a 2014, estão sendo ofertadas 580 vagas a mais pela Instituição, um aumento de 10,25%. Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece), participa pela primeira vez no Sisu e oferece, para o primeiro semestre de 2015, 1.050 vagas para a Capital e interior.
 Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) estão previstas 421 vagas. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai disponibilizar 2.060 vagas, distribuídas entre os 19 campi. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará 980 vagas.
TOTAL
Na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições, conforme a tabela:
COTAS
A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016.
 Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.
INSCRIÇÕES NO SISU
Cada estudante poderá manifestar duas opções de curso em ordem de preferência. O candidato deverá especificar a modalidade de concorrência, caso deseje concorrer por cotas. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar suas opções de curso, assim como efetuar seu cancelamento. Apenas a última alteração será considerada.
As notas de corte dos cursos e a classificação parcial do estudante serão divulgadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro a partir de 2h. O candidato pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
LISTA DE ESPERA
A lista de espera servirá para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada do Sisu. Para participar da lista de espera, o estudante deve manifestar interesse no site do Sisu de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.
 Só poderão participar da lista os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...