terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Partido pequeno nacionalmente, é gigante no Ceará

Pros concentra força política do Ceará

Apesar de “isolado” nacionalmente, no Ceará, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) se consolida em 2015, como uma grande força política. No Estado, o partido detém a Prefeitura de Fortaleza, as presidências e as maiores bancadas da Assembleia Legislativa (AL) e da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), bem como a vice-governança do Estado, com Izolda Cela, além de participar do governo de Camilo Santana (PT) em várias secretarias.
Nacionalmente, por meio do ministro cearense Cid Gomes, o Pros ocupa posição de destaque no Ministério da Educação. Apesar de a vaga não está na cota política, mas sim, de cargo de confiança e de segurança da presidente Dilma Rousseff (PT).
Com um ano e quatro meses de fundação e mais três mil filiados em todos os 184 municípios cearenses, o resultado das eleições de 2014, aponta que o Pros consolidou-se como a legenda  mais influente do Ceará. Além de um bom quadro com parlamentares estaduais e municipais, o partido detém ainda na Câmara Federal, três deputados cearenses: Antônio Balhmann, Domingos Neto e Lêonidas Cristino. Em todo o Ceará, tem a chefia de 66 prefeituras e 29 vice-prefeitos.
MIGRANDO PARA O PROS
Um ano antes da eleição, o partido esvaziou o PSB do Ceará, que tinha cerca de 10 deputados na Assembleia Legislativa, ficando apenas a deputada Eliane Novais, que seguiu em oposição à nova força política, que tinha Cid Gomes na chefia do Estado. Na época, a decisão do ex-chefe do Executivo de sair do Partido Socialista e migrar para o Pros, estava restrito ao fato de apoiar a reeleição da presidente Dilma. Já os demais pares, tiveram como justificativa, “evitar problemas de perda de mandato e facilitar a manutenção do comando dos diretórios municipais”, justificou o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, quando o grupo político de Cid Gomes, decidiu, em outubro de 2013, fazer a transferência de legenda.
AL
Para a nova legislatura, o Pros elegeu deputados como: Jeová Mota, Laís Nunes, Odilon Aguiar e Robério Monteiro. Entre os reeleitos estão José Albuquerque, Dr. Sarto, Sérgio Aguiar, Wellington Landim, Manoel Duca, Antônio Granja, Ivo Gomes e Mirian Sobreira.
SECRETARIAS
Já na composição do novo governo de Camilo Santana, segue Mauro Filho (Fazenda), Arialdo Pinho (Turismo), Ivo Gomes (Cidades) e Mirian Sobreira (Políticas Sobre Drogas).
CÂMARA MUNICIPAL
Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), Antônio Henrique, Adail Junior, Márcio Cruz, Adelmo Martins, Carlos Dutra, além de Salmito Filho, presidente da Casa, compõem a bancada de vereadores do partido republicado, além de Elpídio Nogueira, que assumiu a Secretaria de Turismo da Capital. Já na suplência, o partido tem os vereadores Martins Nogueira e Professor Elói.
66 PREFEITURAS
Em todo o Ceará, o Partido Republicano da Ordem Social está à frente de 66 prefeituras, dentre as quais: Acarapé, Acopiara, Aiuaba, Alcântara, Altaneira, Aquiraz, Aratuba, Baixio, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Cariús, Cascavel, Caucaia, Cedro, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Fortaleza, Fortim, General Sampaio, Granja, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Independência, Ipueiras, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Jati, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Maranguape, Massapê, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Orós, Pacatuba, Pacujá, Palmácia, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Reriutaba, Saboeiro, Solonópole, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Tamboril, Tejuçuoca, Tianguá, Umari, Uruoca e Viçosa do Ceará.
Já na corresponsabilidade dos municípios, o Pros seguem em 29 municípios: Amontada, Antonina do Norte, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Eusébio, Graça, Granja, Guaiúba, Ipaporanga, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Massapê, Pacajus, Potiretama, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tauá e Uruoca.
DANILO SERPA
No Ceará, a maior força política é liderada por Danilo Serpa, que sempre busca estar longe da “vitrine” da mídia, contudo, convive de perto com Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes. Danilo está na primeira fila dos homens de confiança do ex-chefe do Estado. Serpa coordenou a campanha de Camilo Santana e, agora, ocupa a Secretaria de Relações Internacionais. O presidente da legenda, no entanto, ainda é cotado para comandar, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a chefia de gabinete de Cid no Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...