sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Coisas da política: Roberto Claudio vai à Europa e Gaudêncio Lucena fica chupando o dedo

Oposição cobra explicações sobre viagem de prefeito
A viagem do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) para a Europa na última terça-feira (17), para compromissos oficiais, não agradou aos vereadores da oposição, que “reclamaram” por não terem sido comunicados sobre a viagem do gestor. O vereador líder da oposição, Ronivaldo Maia (PT), apontou que o prefeito deveria ter avisado ao Legislativo sobre a viagem na manhã de quinta-feira (12). Para ele, o fato de a maioria da Casa ser de situação facilitaria para que o gestor se ausentasse sem mais explicações.
“Eu apenas acho que esse governo sente-se tão à vontade por ter a maioria na Câmara que esquece que, legalmente, ele precisa comunicar. Houve duas sessões na quinta-feira, que terminaram antes das 13 horas. Quando eu desci para o meu gabinete, não houve registro em nenhuma das pautas da Câmara sobre a formalização desse comunicado”, enfatizou Ronivaldo.
O presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (Pros) disse que foi oficialmente comunicado da viagem do prefeito na noite do último dia 12. Como, no dia seguinte, não houve sessão na Casa, os vereadores só tomaram conhecimento do documento na manhã de ontem.
Salmito afirma que o prefeito precisava apenas comunicar à Mesa Diretora do Legislativo que representa todos os vereadores. Segundo Salmito, a viagem do prefeito terá uma duração de oito dias, com isso, a ausência não precisará passar pela aprovação dos demais vereadores. A viagem passaria pela apreciação dos vereadores apenas se fosse por mais de 10 dias.
Para o vereador líder do prefeito, Evaldo Lima (PCdoB), a oposição está apenas fazendo o seu papel. Ele ainda lembra que durante a gestão passada ocorreu episódios semelhantes que também geraram polêmicas no parlamento.
“Na verdade a oposição faz o seu papel, é o chamado ‘jus sperniandi’ – direito de reclamar –, mas é necessário que a gente respeite a história. Nós tivemos, nos oito anos anteriores à gestão do prefeito Roberto Cláudio, circunstâncias absolutamente idênticas, que foram motivos de polêmicas inclusive infundadas pelos setores que faziam oposição àquela gestão. Então, é necessário que os setores de oposição respeitem a memória, ou ao menos respeitem a inteligência dos cidadãos de Fortaleza”, enfatizou Evaldo.
Sem gestor
O vereador Deodato Ramalho (PT) criticou Roberto Cláudio por não ter passado o cargo para o vice-prefeito, Gaudencio Lucena (PMDB), rompido politicamente com o prefeito desde as eleições de outubro de 2014.
“O prefeito viaja e não transmite o cargo ao seu vice por conta do rompimento nas eleições para governador. Ter esse tipo de situação é lamentável. Cadê a civilidade? Trago aqui essa reflexão para evoluirmos nas relações institucionais.”, destacou.
Vale lembrar que, ainda na gestão da ex-prefeita, Luizianne Lins (PT), a Câmara Municipal aprovou uma mudança na Lei Orgânica do Município de Fortaleza, que determina que o chefe do Executivo de Fortaleza pode ausentar-se por até dez dias do comando da Prefeitura sem precisar transmitir o cargo para o vice.
Parceria
Roberto Cláudio foi até a Europa em busca de parcerias em soluções urbanísticas para Fortaleza. “Eu acredito que é importante essa relação de parceria estratégica da cidade de Fortaleza com determinadas cidades europeias que são referências em relação à mobilidade e politicas públicas de educação”, apontou Evaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...