sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mordaça nos mestres?

Em Recife: Geraldo Julio tenta calar professores



Deu no Opinião Brasil:
O ano letivo iniciou para milhares de professores nesta última terça-feira (03) durante a cerimônia organizada pela Prefeitura do Recife. Tradicionalmente, é garantida a fala do SIMPERE, assim como dos representantes da Prefeitura. Mas não hoje: pela primeira vez na história, a Prefeitura do Recife tentou calar os professores e impediu a fala do SIMPERE na mesa de abertura. 


É um completo absurdo que a entidade representativa da categoria seja barrada desta forma pela prefeitura de Geraldo Julio (PSB). Mesmo com gritos e palavras de ordem exigindo a fala do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino do Recife (SIMPERE) pelas centenas de professores que lotavam o auditório do Teatro Guararapes, a Prefeitura seguiu com sua política intransigente e chegou a cortar o som do microfone quando Eunice Nascimento, conseguiu alguns segundos de fala para denunciar as práticas ditatoriais da gestão do PSB.
“Em todas as aberturas do ano letivo, a prefeitura nos dava o direito de falar. Hoje, isso não aconteceu. É uma falta de respeito. Não nos consultaram para fazer a nova política. Vamos realizar uma assembleia até o início do próximo mês para discutir essa questão”, garante a  coordenadora geral Simone Fontana.


O início do ano letivo foi marcado pela apresentação da “ Política de ensino da Rede municipal do Recife”, política esta que não era reformulada desde 2002. Na oportunidade, o Secretario Jorge Vieira apresentou os novos instrumentos de ensino, tais como Diário de classe digital e disponibilização de aparelhos de comunicação.  É necessário entender o motivo de tamanha intransigência por parte da Prefeitura. A fala do SIMPERE denunciaria a tentativa de desmontar a educação púbica do Recife, exigiria o fim da meritocracia e apontaria a necessidade de construir uma política educacional pela base e junto com os professores e o sindicato.
Se a Prefeitura achou que calaria os professores impedindo o SIMPERE de falar, se enganou: Professor não cala, luta e fala! Junto com os ADIs, o sindicato e a categoria mostrou a que veio: Se manifestou em apoio ao sindicato e exigiu a fala do seu sindicato. O SIMPERE já mostrou que o ano de 2015 será marcado de muita luta contra a meritocracia, pela defesa da aula atividade e por uma educação pública e de qualidade.

Fonte: Simpere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...