sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                        PT  REFÉM  DO PMDB
A sensação que se tem nesse quarto mandato do PT à frente da presidência da República é a de que o Partido ganhou a eleição, mas não levou. Impressiona também observar como o PT conseguiu se encurralar dentro do próprio governo que deveria liderar, permitindo que o PMDB passasse da condição de mero coadjuvante a protagonista do processo.
É muito fácil para o PT culpar Dilma por isso, mas a presidenta nada mais é que uma das engrenagens desse mecanismo cuja principal peça é o próprio Lula que não soube conduzir seu Partido para longe do deslumbramento do poder, transformando-o em apenas um a mais num mundo em que partidos como o PMDB sempre ditaram as regras das quais o PT nada mais fez do que se adaptar sem, entretanto, com elas saber jogar para ganhar.
No atual cenário político nacional, o PT virou refém do PMDB que mesmo sem ser o maior ou mais popular partido, detém mais poder, o poder, inclusive, se quiser, de derrubar o próprio PT da presidência, já que comanda as duas Casas Legislativas e ainda tem a vice-presidência da República. Por sorte, o PMDB não é tão hegemônico a ponto de articular, pelo menos a curto prazo, um golpe dessa envergadura, mas é prudente ficarmos atentos a todas as suas movimentações de agora em diante, já que Lula, Dilma e o PT foram incapazes de fazê-lo no passado recente. Certo é que agora, o antes forte PT, virou refém do PMDB.
                                   CURTO CIRCUITO
Chá de bila
    Quando foi noticiada a criação da Associação de Municípios e Prefeitos do Ceará, APRECE, muita gente acreditou que se tratava do surgimento de uma poderosa força para defender os interesses dos nossos municípios. Puro engano. Em vez de defenderem seus municípios, os prefeitos associados só pensam “naquilo”, ou seja, neles mesmos...
”Lavagem de rifle”
    Outra invencionice que prometia, mas que, entre altos e baixos, terminou perdendo a sua verdadeira finalidade. Trata-se da União dos Vereadores do Ceará, que já chegou a ser forte, ao ponto de ter um presidente nacional, Idalmir Feitosa. Hoje, a entidade serve mais é para defender a pele de vereadores envolvidos em safadezas. E são muitos.
Modismo
    Levar o poder executivo para o interior, implantada pelo governador César Cals, perdeu muito das suas finalidades. Embora tenha havido tentativas de tornar sério esse procedimento, ele terminou se transformando em motivo para grandes brigas, geradas pelo bairrismo de muitos prefeitos, e para engrandecer deputados da região.
Divididos
    Um fato interessante, ocorre, em relação à eterna batalha fronteiriça entre o Ceará e o Piauí, por conta da Serra da Ibiapaba, que serve de limite entre os dois estados. Recentemente, uma consulta feita entre os moradores da bela Serra, metade deles prefere ficar com o Ceará, mas a outra metade prefere pertencer ao Piauí. E agora.         
Reforma urgente
   Na visão do senador Agripino Maia (DEM), o governo brasileiro, principalmente o Congresso Nacional, precisam se conscientizar de uma verdade: com a chusma de partidos vazios, máquinas de faturar verbas partidárias, o Brasil vai continuar cada vez mais, sendo alvo de chacotas de países onde esse mal inexiste.
 Sem “guerra”
  Deputados do Ceará dispostos a se aliar ao presidente da Câmara dos Deputados, quando este adverte que, Dilma querendo ou não, ele vai pôr em pauta matéria contra a “guerra fiscal”. Não é mais possível ver estados se digladiando por conta de ter ou não o direito de oferecer incentivos, ou com alguns cobrando mais imposto do que os outros.
PT vai mal

Ficou de fora da nova Mesa da Câmara e das grandes comissões. Resultado: Governo enfraquecido.  A independência entre os Poderes é sinal de democracia e é muito bom pois evita autoritarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...