sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO (20.02.2015)

       Campanha da Fraternidade 2015

Inicia-se mais uma Quaresma e com esta uma nova Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é embalada pelas diretrizes traçadas pelo Papa Francisco, que pretende resgatar valores originários da Igreja Católica.O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).  Com isso, a Campanha da Fraternidade 2015 buscará reaproximar a Igreja da Sociedade, nos moldes propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II que este ano completa 50 anos de sua realização, ao mesmo tempo em que é considerado um dos eventos mais representativos da história da Igreja Católica.
O Papa Francisco enviou mensagem que foi lida na abertura da Campanha, ocorrida no dia 18 passado, Quarta-Feira de Cinzas, como manda a tradição católica, em que lembrou que "Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados". 
Com foco claro na participação do cristão na vida social, a Campanha da Fraternidade de 2015 demonstra o quanto a Igreja está preocupada em se aproximar da realidade terrena, mesmo visando aos bens etéreos, pois o momento político mundial reforça exatamente o quanto a participação popular em todos os assuntos da vida social tem sido fundamental para que mudanças venham a ocorrer na vida comunitária.

                                                               CURTO CIRCUITO       
Campanha
   O Renascer, movimento católico que concentrou cerca de 35 mil pessoas por dia durante o Carnaval, no Ginásio Paulo Sarasate, conseguiu metade das 9 mil doações de sangue para o Hemoce, cujo déficit era preocupante. Vale lembrar a iniciativa de alguns “shoppings”, que também prestaram solidariedade com essa campanha.  
Carnaval ligth
Com a seca inclemente e a falta d´água em vários municípios, atingindo, inclusive, os principais polos carnavalescos do interior, Municípios como Paracuru, Aracati, Camocim abdicaram  de patrocinar seus já tradicionais carnavais. Com a falta do vil metal distribuído  graciosamente por algumas prefeituras para bancar a festança pagã, restou a iniciativa privada bancar a folia.
Ritmos variados
No mercado dos pinhões, o carnaval tocou de tudo: Lambada, carimbo, axé,  bregas e românticas. Tudo em ritmo momino. Foi uma excelente pedida para quem ficou aqui em Fortaleza. Simplesmente, lotou o Mercado e seu entorno, numa alegria contagiante. Fui e curti muito!
Jazz & Blues
 Guaramiranga teve o tradicional  Festival Jazz & Blues que aqui em Fortaleza  teve início ontem (19) e segue até amanhã  (21). Os  “shows” que marcam   a 16ª edição do evento este ano traz os instrumentistas do Kind of Blue, banda  Blues Label,  In Blues, entre outros. As apresentações acontecem no Teatro Via Sul.
Tristeza
Neste carnaval, a nota triste ficou por conta do falecimento da matriarca da família  Ferreira Gomes, Dona Maria José, sepultada na terça-feira, em Sobral. Nossos sentimentos de pesar aos irmãos  Cid, Ciro e Ivo, extensivos à toda a família.
Volta à luta
A presidenta Dilma Rousseff retornou à Brasília após cinco dias de descanso na base naval de Aratu, na Praia de Inema, no suburbio  ferroviário de Salvador  (BA), onde passou o carnaval com a família.
Cumprir promessas
E por falar em Dilma, se quiser fazer valer aquela velha máxima de que as coisas só funcionam no Brasil depois do Carnaval, a presidenta terá que arregaçar as mangas e iniciar os diálogos prometidos na campanha eleitoral.
Chama o homem!
   Na Assembleia Legislativa, foi proposto convite ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para que compareça ao Plenário 13 de Maio, para sabatina  sobre os motivos dos atraso na conclusão do projeto da Transposição do São Francisco, que tem causado perdas incalculáveis ao Ceará e outros estados.
Receita
    Segundo o senador Humberto costa, líder do PT no Senado, os aliados devem estar atentos: se houver um “impeachment” da presidenta Dilma, e se o ex-presidente Lula, por algum motivo, sair da “jogada”, o PSDB terá tudo para retornar ao poder. Daí, diz ele, o perigo que representam as brigas do PT com o PMDB, ou outros aliados.
Onde está o problema?
   O assunto merece ser melhor explicado. Pesquisa do Instituto Palos Altos, da Itália, constatou: em todo o mundo, as mulheres votam 13% mais do que os homens. Mas, apesar dessa grande vantagem, continua ínfima a presença delas em todos os poderes. E não é por falta de espaços, ou de direito de votarem de serem votadas.   
Pode até ser
Há luz no fim do túnel, sobre o absurdo das eleições a cada dois anos no Brasil. Na Comissão Especial da Reforma Política, 23 dos 34 deputados são a favor da coincidência de eleições de prefeito a presidente da República. Mas, 11 deles, do PSOL, PROS e PP, acham que “quanto mais eleições, mais democracia”.  Uns babacas.
Acredite!

Em Brasília, esposas de deputados federais procuraram, aflitas, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB): querem a volta das passagens aéreas para elas, que haviam sido cortadas pelo presidente anterior. Entre as alegações  para essa medida: não suportam a saudade dos maridos durante quatro dias por semana...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...