sábado, 14 de março de 2015

Imbróglio petista

        
        Os depoimentos da CPI da Petrobras, apesar de serem uma espécie de reprodução ao vivo das delações já retratadas na imprensa, prometem ser devastadoras para o PT e para o já combalido governo da presidenta Dilma. Isso ficou claro no depoimento que o ex-diretor da estatal, Pedro Barusco deu a parlamentares esta semana, confirmando que o Partido dos Trabalhadores receberia um quinhão das propinas cobradas de empreitas para que tivessem contratos superfaturados com a Petrobras.
        Um dos grandes  problemas do PT é também a fragilidade de sua bancada, incapaz de fazer a defesa do partido e do governo, principalmente diante da circunstância de que os principais nomes da legenda também se encontram sob investigação e, portanto, inviabilizados para desempenharem esse papel.
        As esperanças que o PT depositava em Barusco de que este poderia delatar o envolvimento do PSDB no propinoduto que se estabeleceu na Petrobras foram por água a baixo a partir do momento em que o ex-diretor afirmou que somente em 2003 viu a corrupção se institucionalizar na empresa e que antes disso, a roubalheira era fruto de iniciativas individuais.
        O PT parece estar perdido, sem rumo e sem estratégias e estrategistas, pois mesmo não tendo sido o maior beneficiário dos esquemas de corrupção da Petrobras, comandados pelo PMDB e pelo PP, não consegue sair do foco do escândalo e da fúria moralizadora de parte da população.

                             CURTO CIRCUITO
Puxa-encolhe
O  presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, diz que a mudança da sede daquele poder para o Centro, não trará despesas de maior vulto para os cofres públicos. Trata-se de um trabalho a ser realizado em perfeita sintonia entre a Prefeitura e o Governo do Estado, de quem está assegurado todo o apoio. Mas que é um puxa-encolhe lá isso é.
Meu pai-pai!...
Acredite! O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, quase explodiu de revolta com a inclusão da filhota Roseana, ex-governadora do Maranhão, na lista dos implicados na Lava Jato. Para ele, vingança pessoal do procurador-geral Janot contra ele. Como se a sua menina não seja presença em várias “listas” de casos e improbidade...
Preocupação
                A respeito dos desdobramentos dos escândalos denunciados pela Lava Jato, o deputado Danilo Forte (PMDB), afirma que uma das piores conseqüências, está sendo o atraso na votação e aprovação do Orçamento de 2015. Se com Orçamento sempre existem atrasos na liberação de recursos aprovados, a situação se agrava mais ainda sem ele.
Haja “inocentes”
            Para o senador Agripino Maia (DEM-RN), “poucas vezes se viu, no Brasil uma tão numerosa manifestação de políticos “inocentes”, depois que saiu a relação da Procuradoria-Geral da República. O problema, diz ele, é que, num passado recente, acusar e denunciar gente ligada ao governo, era perda garantida de tempo para denunciantes e para a Justiça.
Tudo bem, mas... 
            O deputado Genecias Noronha, presidente regional do SDD, pretende levar a sigla a disputar a Prefeitura de Fortaleza. Esse partido tem tido bom desempenho no Ceará e em outros estados. O problema: dizem que o deputado teria citado para a importante disputa um forrozeiro cujo nome não pega bem no atual contexto: Safadão...
Desigualdade
  Não causa mais admiração falar de desigualdades, quando se trata da distribuição de recursos para as regiões do país. Um exemplo: ontem, em entrevista no Comitê de Imprensa da AL, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou detalhe revoltante: o Ceará, com sua rica cultura popular, só recebe 2% dos recursos da Lei Rouanet!...
Amigo da onça (?)
               O Sindicato dos Taxistas de Fortaleza, na “guerra” sem fronteiras contra os profissionais que chamam de “piratas”, não só paralisou o trânsito no Centro, como causou perdas de tempo e outros transtornos. E tudo, devido a algumas centenas de profissionais que oferecem corridas menos “salgadas”, através do sistema “Taxi Amigo”.
Superlotação
   A expectativa é de que o plenário da Assembleia fique pequeno por ocasião de audiência pública ( ainda sem data), para debater a prometida instalação de um Campus da UFC na importante região da Ibiapaba. A autora do requerimento é a deputada Augusta Brito (PCdoB), que quer mobilizar todas as lideranças daquela região.

 Coluna publicada no jornal O ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...