segunda-feira, 9 de março de 2015

Unificação das eleições

Deputado defende fim das eleições a cada dois anos
De passagem pelo Ceará, o relator  da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI) (foto), defendeu a unificação das datas eleitorais. O assunto é um dos temas com mais chances de aprovação em discussão no Congresso. Em vez de eleições a cada dois anos, proposta que deve ser votada na Câmara coloca todas as eleições na mesma data – ou seja, a cada quatro anos, todos os cidadãos elegeriam prefeitos, governadores, presidente, deputados, senadores e vereadores de uma vez só. Para que isso seja possível, os mandatos de prefeitos e vereadores eleitos em 2016 seriam prorrogados por mais dois anos.
Ao defender a ideia, o peemedebista justifica o custo financeiro das eleições. “Não  dá mais para fazer eleições no Brasil de 2 em 2 anos com o custo exorbitante que são as campanhas. Então, essa conscientização, aliás, trauma, temos de aprovar esta reforma. Atualmente, temos as melhores condições. Se não for agora, não faremos nunca.  Estamos há 30 anos discutindo”, disse ao jornalista, acrescentando que o sistema político brasileiro precisa ser revisto. Entre os problemas, citou a quantidade excessiva de partidos como um dos pontos mais preocupantes. “Temos 28 partidos em representação no Congresso, enquanto, nos Estados Unidos, tem apenas dois”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...