quarta-feira, 29 de abril de 2015

A farsa da Refinaria e o "pirulito" de consolo

Refinaria: Petrobras admite calote no Ceará
O presidente da Petrobras, Aldenir Bendine, descartou a construção da refinaria Premium II, prevista para ser instalada dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Pelo menos nos próximos cinco anos nós não temos capacidade de voltar a fazer uma refinaria no Estado do Ceará e nem aquela do Maranhão que eram as duas refinarias Premium”, disse ao comentar os questionamentos do senador Tasso Jereissati (PSDB), ontem, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Bendine anunciou a possibilidade de transferir os tanques de gás e combustível do Mucuripe para o Pecém, como medida “compensatória”.
“Trata-se de uma farsa”, disse Tasso, citando as promessas da presidente Dilma Rousseff e dos ex-presidente Lula e Sérgio Gabrielli (da Petrobras). “Se lançou pedra fundamental do início da obra e se fez o governo estadual gastar milhões de reais ao redor de uma refinaria que já estava pra ser iniciada a obra durante oito anos. O Estado pobre do Ceará teve investimentos altíssimos ao redor dessa refinaria. O povo do Ceará, inclusive, votou em cima dessa promessa da refinaria”, enfatizou Tasso.
O tucano também criticou alternativa apontada pela estatal. “Essa transferência já deveria ser feita. É uma piada de mal gosto. O Governo do Ceará deveria se impor e exigir as reparações sobre o engano que envolveu os cearenses”, salientou, classificando como “mais uma enganação” a transferência dos tanques de Gás e Combustível do Mucuripe.
Crise
O líder da bancada cearense, deputado José Airton Cirilo (PT), minimizou a declaração, afirmando que a decisão é conjuntural em função a crise que a estatal está vivenciando. “Diante deste cenário, eles cancelaram alguns investimentos. Isso não quer dizer que não venha a ser retomado”, disse, acrescentando que “continuaremos lutando para concretizar este projeto”. Na sua avaliação, este empreendimento é estratégico para o Ceará. José Airton Cirilo, por sua vez, adiantou que existem empresas interessadas em tocar a construção da unidade. Contudo,não há previsão de quando serão concretizados.
Histórico
Assim como do Maranhão, a refinaria Premium II começou a ser planejada em 2008, sob justificativa de aproveitar as margens financeiras do refino, na época mais favoráveis. A pedra fundamental dos projetos foi lançada, em 2010, pela diretoria da empresa com a presença do então presidente Lula.  Os investimentos previstos eram de US$ 30 bilhões nas unidades.
Em 2012, quando a então presidente Graça Foster assumiu, a Petrobras vinha levando o projeto a banho-maria. No início de 2014, as duas se mantinham no plano de investimento, mas sem indicação de grandes avanços.
No início deste ano, a estatal divulgou a decisão de encerrar os projetos de investimentos para implantação das refinarias. A determinação de encerrar os projetos se deu por conta dos resultados econômicos, as baixas taxas de previsão de crescimento dos mercados internos e externo, além da ausência parceiro econômico para a implantação das refinarias.
O Governo do Ceará investiu, entre 2009 e 2014, R$ 657 milhões em obras de infraestrutura para a instalação da refinaria. O governador Camilo tentou minimizar as declarações de Bendine. Questionado pelo jornal O Estado, disse que continua buscando alternativas. “Eu tenho procurado não me pronunciar sobre o assunto, mas respondo o seguinte: estamos conscientes de que há uma crise internacional, o preço do petróleo caiu, então o que a Petrobrás tem colocado é que não há uma condição de ela fazer o investimento, mas nós temos dialogado e buscado outras alternativas e outras parcerias para o Estado do Ceará. Vou dar o exemplo do que aconteceu com a Siderúrgica, que tinha também a participação da Petrobrás, mas se buscou outras alternativas e hoje ela é realidade. Vai ser inaugurado até março de 2016. Estamos vivendo um momento. Repito que não vamos parar um minuto de construir alternativas deste sonho dos cearenses de serem concretizados”
Comissão da Câmara Federal ouvirá cearenses sobre refinaria
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) informa que, hoje, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que investiga o cancelamento das refinarias Premium I e II, respectivamente no Maranhão e no Ceará, ouve representantes do Ceará sobre o projeto. Na lista, o procurador-geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado; o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana; o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; e o procurador-chefe da República no Estado, Alessander Sales. Eles querem saber quais ações judiciais foram protocoladas acerca do cancelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...