sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aliança Francesa de Fortaleza exibe clássico do diretor francês François Truffaut, com debates sobre o filme após a exibição

A segunda sessão do Cineclube da Aliança Francesa exibirá “Les Quatre Cents Coups”, dando continuidade aos debates sobreproduções que conquistaram cinéfilos no mundo todo
Neste primeiro semestre, a Aliança Francesa realiza uma série de debates sobre o cinema francês com clássicos da “La Nouvelle Vague”, movimento que conduziu a produção cinematográfica da França durante as décadas de 50/60. Os debates acontecem uma vez por mês, durante os encontros do Cineclube, que nessa sexta-feira, dia 17, exibirá o filme “Les Quatre Cents Coups” (Os Incompreendidos), produção de 1959 do diretor francês François Truffaut.
A segunda exibição do Cineclube da Aliança Francesa propõe a realização de debates e conversas a cerca da produção que é considerada uma das melhores de todas as épocas, e que lançou Truffaut como um dos fundadores do movimento “La Nouvelle Vague”. O filme “Les Quatre Cents Coups”, vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 1959, é uma produção quase autobiográfica, inspirada nas experiências infantojuvenis do diretor.
O protagonista Antoine Doinel, vivido pelo jovem Jean-Pierre Léaud, torna-se um alter ego persistente de Truffaut que retorna em mais quatro filmes, em um período de 20 anos: Antoine e Colette (1963), Beijos Proibidos (1968), Domicílio Conjugal (1970) e O Amor em Fuga (1979).
Assim como na primeira sessão do Cinceclube, a exibição de “Les Quatre Cents Coups”, contará com intervenções de estudantes da UFC Cinema, falando sobre os aspectos técnicos e curiosidades dos filmes, além da orientação de Sylvain Druot, coordenador cultural da Aliança Francesa, apresentando as referências culturais exibidas no filme.
Os encontros acontecem uma vez por mês, a cada terceira sexta-feira, na sala “Truffaut”, na Aliança Francesa de Fortaleza, sede Aldeota. A entrada é gratuita, com vagas limitadas para 40 participantes (inscrições pelo telefone da mediateca: 85.3244.7887).
O filme
“Les Quatre Cents Coups” (Os Incompreendidos) narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo de sua mãe, Gilberte (Claire Maurier), e de padrasto, Julien (Albert Rémy). Rejeitado, Antoine passa a faltar às aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René (Patrick Auffay). Com o passar do tempo, o jovem vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção até ser aprisionado em um reformatório, levado pelos próprios pais.
O movimento cinematográfico
Durante este semestre, a Aliança Francesa abordará o “La Nouvelle Vague”, movimento do cinema francês das décadas de 50/60, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial como uma expressão de intransigência ao modelo adotado anteriormente, propondo o reestabelecimento do “Cinema Autor”, que vigorou no país até o início dos anos 30 e influenciou a cinematografia mundial.
A Aliança Francesa
Mais do que uma escola de línguas, a Aliança Francesa investe na formação de seus alunos buscando envolvê-los em um novo universo, promovendo constantes atividades que incentivam o diálogo sobre a cultura francófona, para expandir o conhecimento além das salas de aula, além dos muros da escola.
Além do ensino do idioma, a Aliança Francesa gerencia a galeria de arte Jorge Amado, amplo espaço para eventos e confraternizações, cenário para atividades em língua francesa, como exposições de arte, festivais de cinema, música, festas e palestras.
Personagens importantes do cenário francês são convidados assíduos da Aliança Francesa para transmitir aos estudantes o que é a cultura francófona e suas influências, e dar acesso a um mundo novo, ao conhecimento de uma nova cultura.

Serviço:
Cineclube da Aliança Francesa de Fortaleza
Exibição do filme “Les Quatre Cents Coups” (Os Incompreendidos), de François Truffaut.
Dia 17 de abril, às 18h30
Na sala Truffaut”, na Aliança Francesa (Rua Catão Mamede, 900 – Aldeota).
Entrada gratuita com vagas limitadas
Inscrições pelo telefone da mediateca: (85) 3244.7887

Assessoria de Imprensa:
Ipanema Comunicação
Atendimento: Ludovica Duarte

(85) 3047.5266 / 9102.5567

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...