quarta-feira, 15 de abril de 2015

Festa do Dia do Jornalista é nesta sexta (17) no SindBar

Sindicato dos Jornalistas convida:

A data é 7 de abril, mas a celebração do Dia do Jornalista em Fortaleza será nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas (SindBar). Música ao vivo, cerveja gelada, petiscos e um papo delicioso com os colegas marcarão as comemorações da categoria no Estado.  haverá sorteio de um aparelho de DVD e um tablet.

"A intenção era comemorar a aprovação da PEC do Diploma pela Câmara dos Deputados, mas a apreciação do Projeto de Lei das Terceirizações, e as manifestações dos trabalhadores no Congresso Nacional contra o PL, acabou afetando a pauta de votações da Casa, que previa a aprovação da PEC no Dia do Jornalista no dia 7 de abrl", afirma a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), Samira de Castro.

São necessários 308 votos para aprovação da PEC do Diploma

A PEC voltou a entrar na pauta da quinta-feira, dia 9, mas por falta de quórum a votação foi adiada novamente pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB). Por tratar-se de uma emenda à Constituição, é necessário o aval de pelo menos 2/3 dos deputados federais, o que significa mais de 300 votos. "Não tenho como garantir 308 votos", justificou Eduardo Cunha em audiência com dirigentes dos sindicatos e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O presidente da Câmara assegurou, contudo, que está empenhado pessoalmente na aprovação da PEC do Diploma. "Eu quero é promulgar a PEC", afirmou, acrescentando que o quórum seguro para iniciar a votação da PEC é de 480 parlamentares presentes em Plenário.

Câmara sofre pressão contrária da Abert e ANJ

Eduardo Cunha admitiu ainda estar sofrendo pressão contrária de entidades representantes dos grandes veículos de comunicação, como ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e ABERT (Associação Brasileira de Emissora de Rádio e Televisão), e sugeriu à FENAJ e sindicatos que priorizem o corpo-a-corpo com os líderes dos partidos para superar as resistências ao texto aprovado em segundo turno no Senado.

"Todos os líderes partidários que compõem a bancada federal cearense já assumiram o compromisso com os jornalistas do Ceará de encaminharem favoravelmente os votos das bancadas", adianta Samira de Castro. Segundo ela, dos 22 deputados federais cearenses, apenas cinco ainda estão indecisos. "Dezessete deputados do Estado já declararam voto a favor e nenhum dos cinco restantes é declaradamente contra a PEC do Diploma", diz a presidente do Sindjorce.  

Saiba quem são os deputados do indecisos

Adail Carneiro (PHS)
Aníbal Gomes (PMDB)
Genecias Noronha (SD)
Ronaldo Martins (PRB)
Vitor Valim (PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...