quarta-feira, 15 de abril de 2015

Segurança pública: Medidas do Governo agradam à oposição na AL

Deputados destacam ações de segurança

Acostumado a fazer duras críticas ao Governo do Estado, principalmente no que diz respeito à segurança pública, o deputado Capitão Wagner (PR) surpreendeu, ontem, os demais parlamentares ao tecer elogios à gestão Camilo Santana (PT).
Cobranças
As ações na área anunciadas nos últimos dias, motivou o discurso do parlamentar, que foi corroborado por outros deputados, tanto da base de apoio como da oposição. Capitão Wagner ressaltou as ações adotadas pelo governador quanto ao aumento do efetivo policial, inclusive observando a nomeação de mais 970 policiais militares na manhã de ontem.  “Temos que comemorar”, disse, assegurando que irá manter as cobranças. O parlamentar afirmou que, como pretende Camilo Santana, a incorporação de mais policiais vai melhorar a escala de trabalho da categoria.  Segundo ele, a promessa de reduzir a escada do efetivo vem desde 2010.
Troca das Hiluxs
O deputado Heitor Férrer (PDT), embora elogiando a medida de acabar com as viaturas Hilux, acredita que a troca para carros mais baratos não significa redução no alto índice de criminalidade no Estado. “Nós entendemos que, mesmo com a modéstia de carros mais simples, o que deveria ser feito pelo Governo seria a ocupação de todo o território de Fortaleza em motos”. O pedetista defende que a moto seria conduzida por um dos policiais, com os carros maiores dando apoio aos eventos. Conforme o parlamentar, os carros não são capazes de chegar com rapidez às ocorrências, em razão do trânsito. Para ele, Camilo começa a ver erros quando deseja trocar a frota e lembrou que chegou a se opor à compra das Hilux e também do direcionamento dos editais.
Defesa
 O vice-líder do Governo, Júlio César Filho (PTN) declarou que o Executivo Estadual reconhece as dificuldades na segurança, enumerando alguns dos feitos do Governo para a área, dentre eles, o aumento do efetivo policial, construção de novas delegacias e os programas “Em Defesa da Vida” e “Ceará Pacífico”. Todavia, o parlamentar criticou a fala dos parlamentares que foram contra as Hilux. “Isso não quer dizer que a escolha, antes, era equivocada. Nossa situação econômica era melhor, e a segurança estava defasada, por isso compramos carros como estes”, defendeu, ressaltando que os investimentos em equipamentos e em profissionais feitos pela gestão Cid Gomes apresentaram “bons resultados”.
Os deputados Moisés Braz (PT), Dra. Silvana (PMDB), Sérgio Aguiar (Pros), Ely Aguiar (PSDC), Augusta Brito (PCdoB), Evandro Leitão (PDT), líder do Governo na Casa e Renato Roseno (Psol) também se posicionaram quanto à linha de atuação do atual governador. Renato Roseno avaliou ser necessário que o secretário de Segurança, Delci Teixeira, compareça à Casa, para discutir sugestões. Para ele, segurança não se consegue apenas com veículos, mas com estratégia e inteligência.
Formatura da PM
Cumprindo promessa de campanha, o governador Camilo Santana (PT) nomeou na manhã de ontem, no Centro de Eventos do Ceará, um total de 1.032 novos servidores da segurança pública. Na ocasião, Camilo garantiu diálogo e apoio aos policiais: “Saibam que vocês têm em mim um parceiro atento às necessidades da tropa”. E solicitou o apoio para reduzir o índice de violência no Estado, garantindo uma “melhor qualidade de vida aos cearenses”.
Camilo disse, ainda, aos policiais que as portas do seu gabinete estarão abertas, todos os dias, para as demandas da segurança pública do Estado. “Estou aqui emocionado e feliz. Saibam que vocês têm em mim um parceiro e não só um comandante do Estado que está atento a todas as necessidades da tropa”, frisou, ratificando que o diálogo, franqueza e bom trabalho resultarão em um Ceará cada vez mais pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...