segunda-feira, 18 de maio de 2015

Eleições 2016: De olho na Prefeitura de Fortaleza

Oposição se articula para disputar Governo da Capital
Os bastidores estão movimentados e os políticos se voltam para a futura disputa pela chefia do Palácio do Bispo. A oposição já começa a mobilizar as peças do xadrez eleitoral para articular e fortalecer nomes que poderão topar de frente na candidatura à reeleição do prefeito Roberto Cláudio (Pros). As movimentações partidárias estão de olho não só na Capital cearense, mas também o interior do Estado.
Setores do PMDB, PSDB, PR e SD começaram a mexer suas engrenagens. Além dos opositores, siglas da base mantêm esperanças, após ventilar a informação de que Roberto Cláudio estaria buscando nova agremiação para se fortalecer e disputar o pleito.
O primeiro nome lançado no tabuleiro veio do PR, com Capitão Wagner, deputado estadual e ex-vereador da cidade. O republicano já demonstrou interesse em sair na disputa e disse que o assunto deve ser tratado pela direção da legenda. O ex-governador e presidente regional do PR, Lúcio Alcântara, não esconde o interesse de lançar o correligionário, inclusive defende a ideia de manter unidos os partidos que disputaram a eleição de 2014. “Temos a ideia de manter aquele conjunto de forças que atuou na última eleição. Nomes iremos discutir. O PR tem um: o Capitão Wagner, que pode ser perfeitamente candidato”, salientou, acrescentando que discorda do presidente do PSDB, Luiz Pontes, que afirmou que a página virou, ao falar dos passos da legenda para 2016. “É a opinião dele. Para nós, a página ainda não virou. Se pudermos unir, trabalharemos para isso”.
As articulações dos partidos também estão voltadas para o interior do Estado. Caso do PSDB, que no final de semana realizou sua primeira caravana nos municípios cearenses, segundo informou o deputado Carlos Matos (PSDB). Ele ressaltou que o partido segue em investidas intensas, como forma de renovar seus diretórios e comissões provisórias. “Estamos discutindo a situação do País, além da crise vivenciada, para que as pessoas empenhadas em disputar os espaços políticos dos municípios se fortaleçam”, salientou, acrescentando que PSDB quer lançar uma forte chapa de vereadores e nomes a prefeitos.
Solidariedade
O deputado federal Genecias Noronha (SD) também reforçou o desejo da legenda. “Estamos discutindo e fortalecendo o partido em todo o Estado, para fazermos o maior número de candidatos a prefeitos e um bom número de vereadores. O partido está estruturado em mais de 100 municípios”, afirmou durante entrevista ao jornal O Estado. Falando sobre a disputa em Fortaleza, o presidente regional da sigla disse estudar a possibilidade de lançar candidato próprio, como Marcos Cals, Fernando Hugo, até mesmo o cantor Wesley Safadão. “Não fechamos as portas para ninguém”, disse admitindo já ter conversado com algumas siglas sobre a disputa à Prefeitura em 2016.
 “Sem pressa”
Quem também está mexendo os pauzinhos para 2016 é o Partido dos Trabalhadores. Enquanto a oposição acelera, o PT age com prudência. Pelo menos, é o que adiantou o deputado estadual e presidente municipal da legenda, Elmano de Freitas. “Cenário natural é que o PT tenha candidato à Prefeitura de Fortaleza. Acho que a prioridade, agora, é qualificar a oposição ao atual prefeito. Se pensarmos na eleição do próximo ano, acabamos esquecendo os problemas. Precisamos atacar os problemas”, destacou.
Elmano afirmou que, em junho, o PT Fortaleza realizará uma reunião do diretório municipal, para fazer um balanço da situação da cidade e pensar no futuro, além de discutir sobre a chapa de vereadores devido ao prazo eleitoral.
Questionado se teria simpatia ao nome do deputado capitão Wagner, Elmano minimizou e disse respeitar os nomes postos, mas, segundo ele, o PT tem chance de disputar com candidatura própria.
Luizianne é candidata preferencial do PT
O candidato natural Elmano de Freitas, que já foi candidato do PT em 2012, adiantou ao jornal O Estado que não disputará preferência interna com a ex-prefeita Luizianne Lins. “Já adianto que com a ex-prefeita Luizianne Lins, eu não disputo”, disse, ao responder questionamento da reportagem sobre a possibilidade da petista disputar o pleito. A ex-prefeita de Fortaleza, com dois mandatos seguidos (2005 – 2012), Luizianne Lins, voltou à cena política do Estado sendo uma das mais bem votadas para deputada federal. Na capital, conquistou 97.842 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...