quarta-feira, 20 de maio de 2015

Escolas públicas e privadas conhecerão o Centro de Tecnologia no sábado (23)

Pelo sétimo ano consecutivo, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará organiza o evento CT Quer Você, encontro entre professores e alunos de 13 cursos de graduação e estudantes de escolas públicas e privadas, interessados nas formações da área tecnológica.

Durante a manhã do próximo sábado (23), a partir das 8h, haverá palestras com os coordenadores dos cursos de Engenharia: Civil, Mecânica, Química, Elétrica, Produção Mecânica, Telecomunicações, Computação, Metalúrgica, Energias e Meio Ambiente (Engenharia de Petróleo, Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Ambiental), Arquitetura e Urbanismo e Design. Eles falarão sobre área de atuação, histórico do curso, projetos de pesquisa e oportunidades de intercâmbio.

Em estandes montados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Centro de Tecnologia da UFC, bloco 710), universitários desses cursos conversam com os visitantes e tiram dúvidas sobre o conteúdo do curso e a carreira profissional. Em salas de aula, serão apresentados trabalhos acadêmicos e projetos de extensão desenvolvidos por grupos de estudo.

Laboratórios também estarão abertos à visitação. Monitores explicarão o funcionamento de equipamentos e a finalidade das pesquisas científicas. O evento é aberto ao público e ajuda os futuros ingressantes na escolha profissional.

SAIBA MAIS – O Centro de Tecnologia surgiu em 1973, a partir da antiga Escola de Engenharia, incorporada à UFC no ano de 1955. Hoje, o CT abriga tanto cursos tradicionais, quanto o de Engenharia Civil, existente desde 1956, como formações de nível superior para novos nichos de mercado, como Engenharia de Petróleo e Design.

O corpo docente da unidade acadêmica é formado por 210 professores, 165 deles com título de doutor. Esses pesquisadores, além de se dedicarem ao ensino, desenvolvem pesquisas nos mais de 50 laboratórios.

Atualmente, cerca de 4.500 graduandos estudam no CT, onde têm a oportunidade de realizar intercâmbios em universidades parceiras na França, Estados Unidos e Alemanha, dentre outros países. A cada ano, são selecionados, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 814 novos ingressantes.

O resultado do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado em 2013, coloca o Centro de Tecnologia da UFC com os melhores índices do Nordeste. Foram avaliadas 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas em todo o País. Na UFC, dos oito cursos avaliados, quatro posicionaram-se entre os 10 primeiros. De acordo com a nota do Enade, a graduação em Arquitetura e Urbanismo foi avaliada como a terceira melhor em todo o Brasil, a Engenharia Química ficou em oitavo lugar e a Engenharia Mecânica, em décimo; o Curso de Engenharia Elétrica foi o sexto melhor do País e o único na UFC a alcançar nota máxima (cinco) no conceito preliminar de curso (CPC). 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...