quarta-feira, 24 de junho de 2015

14ª Fase da Lava Jato

Bilhete de Marcelo Odebrecht a advogados cita "destruir email sondas"

Preso em Curitiba, executivo repassou manuscrito suspeito aos seus advogados por meio de agentes da Polícia Federal que atuam na carceragem

Do ZH : 

Bilhete de Marcelo Odebrecht a advogados cita "destruir email sondas" Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Estadão Conteúdo
Segundo delegado, Marcelo Odebrecht (na foto, de óculos) repassou, de dentro da carceragem, bilhete que gerou suspeitaFoto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Estadão Conteúdo
Responsável pelo inquérito da 14ª fase da Operação Lava-Jato, o delegado Eduardo Mauat da Silva informou, via ofício, ao juiz federal Sérgio Moro, que o presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, repassou aos seus advogados, de dentro da carceragem, um bilhete com conteúdo que gerou suspeita na Polícia Federal por citar a destruição de eventuais provas de crimes praticados em contratos com a Petrobras.
Mauat relatou que, na última segunda-feira, em torno das 10h, agentes que atuam na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba receberam um "bilhete manuscrito das mãos do custodiado Marcelo Bahia Odebrecht". O papel deveria ser entregue aos advogados do executivo, que estavam no local.

Ex-diretor da Petrobras diz ter tratado de propina com executivo da Odebrecht
Juiz prorroga prisão de Alexandrino e solta outros três suspeitos
Mauat informou que, por medida de segurança, todas as correspondências são examinadas. Ao verificarem o bilhete, os agentes depararam com a expressão "destruir email sondas". A frase pode ser referência a uma das provas quelevaram Marcelo Bahia Odebrecht para a prisão desde a última sexta-feira.
Em uma troca de correspondências eletrônicas coletadas pelos investigadores, o executivo discute negócios com um então diretor da Braskem, braço petroquímico da Odebrecht. Em determinado ponto da conversa, o interlocutor de Marcelo Bahia Odebrecht cita a colocação de sobrepreço de US$ 20 mil a US$ 25 mil ao dia na operação de sondas que seriam alugadas à Petrobras.
O delegado explicou que os agentes fizeram uma fotocópia do bilhete e, depois, o entregaram aos advogados. Mauat, posteriormente, solicitou a devolução do manuscrito, mas não foi atendido até agora.
"Partindo do princípio da boa-fé, malgrado a gravidade do tema, solicitamos aos profissionais que apresentassem a via original do documento", diz trecho do ofício do delegado.
Na manhã de terça-feira, dois advogados da Odebrecht foram ao encontro de Mauat para ponderar que o verbo destruir se referia a uma estratégia processual, e não ao sumiço de provas. Eles ainda disseram que o documento original enviado por Marcelo Bahia Odebrecht havia sido levado a São Paulo por outro advogados. Eles, contudo, disseram que irão entregar o bilhete.
"Foram informados que, independentemente da posição dos mesmos, havia clara possibilidade de ter havido orientação para a prática de conduta estranha à relação advogado-cliente e que aguardaríamos o documento original por 24 horas. Nada foi exibido até o momento", relatou o delegado ao juiz federal Sérgio Moro.
Marcelo Bahia Odebrecht foi preso na última sexta-feira, junto com outros 11 suspeitos, na 14ª fase da operação Lava-Jato, focada em supostos crimes de cartel, pagamento de propinas e superfaturamento de contratos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez com a Petrobras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...