quarta-feira, 17 de junho de 2015

Os cidadanistas estão chegando!

RAiZ - Movimento Cidadanista aprova Estatuto e avança na sua organização como partido-movimento

 

No 5º Encontro Nacional da RAiZ - Movimento Cidadanista, realizado em Campinas nos dias 13 e 14 de junho de 2015, foi debatido e aprovado o Estatuto para a criação do partido-movimento.

A RAiZ está sendo formada por brasileiros e brasileiras de todas as etnias, gêneros e credos, que não têm medo de assumir sua cidadania e seus ideais, não aceitam ter seus direitos usurpados por um sistema político que se tornou um câncer social, e não desistem de acreditar que merecemos um país muito melhor. Seu objetivo é lutar para que a sociedade brasileira seja mais justa, ambientalmente sustentável e economicamente solidária, onde todo cidadão possa ter uma vida digna, plena de sentido, e onde o SER seja mais importante que o TER.

Com a presença de representantes da RAiZ em 20 cidades, dos estados do Ceará, Pernambuco (virtualmente), Rio de Janeiro (virtualmente), Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a plenária do 5º Encontro Nacional da RAiZ - Movimento Cidadanista aprovou o estatuto que norteará seu desenvolvimento e estabelecimento como partido-movimento. O evento foi transmitido ao vivo pela internet e pôde ser acompanhado virtualmente por vários cidadanistas, inclusive com direito a participação nos debates e decisões. Além do Estatuto, foram constituídos os Grupos de Trabalho de Organização, Articulação Política, Comunicação, Finanças e Seiva, e decidida a construção de um novo site.

Uma das principais características da RAiZ é sua organização horizontal, caracterizada por círculos territoriais e temáticos, admitindo inclusive a participação de colaboradores não filiados nas suas discussões e deliberações. Esta se dará na unidade mais básica da organização, os Círculos Cidadanistas.
O impulso para criação da RAiZ foi resultado da constatação de que é preciso criar uma força social com a capacidade de romper com a lógica capitalista do consumismo, com seu individualismo inerente, seu egoísmo e imediatismo. Para a RAiZ, os atos mais revolucionários serão romper com a monetização da vida em todos os seus campos e romper com a desumanização das relações sociais.

Se o atual modelo de consumo continuar, o planeta estará definitivamente exaurido em poucas gerações, e estaremos roubando o futuro daquelas que estão por vir. Neste momento histórico, quando o sistema político vigente dá mostras de estar totalmente desvinculado do que é o interesse público, a RAiZ – Movimento Cidadanista propõe uma Revolução Ecológica baseada no ECOSSOCIALISMO, com valores éticos profundos, visando a construção de uma cidadania ativa e solidária pelo BEM COMUM. Suas raízes filosóficas, apresentadas na CARTA CIDADANISTA, vem da solidariedade do UBUNTU e do bem viver do TEKO PORÃ.

CARTA CIDADANISTA, disponível em http://zip.net/bprrHB

Comentários de alguns participantes:

Luíza Erundina (Deputada Federal): “O grupo ainda não pode se considerar um partido político, mas que o objetivo da Raiz Movimento Cidadanista não pode ser nenhum outro que não o de se fundar e trabalhar junto ao povo na construção de uma opção política, que seja alternativa para o esgotamento político, econômico e social do Brasil.”

Célio Turino (Historiador): “Podemos e devemos contribuir para frentes cidadãs nos municípios, experimentando a reconstrução do Brasil que seja de baixo para cima, a partir de onde vivem as pessoas.”

Carlos da Lidi (Advogado):“É hora de ousar, não capitular, insistir e avançar, ousar para suscitar um novo tempo. A Raiz é um convite a todos e todas que possuem uma coragem lúcida, possuem o vigor ontológico que perpassa o ser humano que resiste, supera o medo e olha para frente.“
Vitor Taveira (Jornalista):“Temos uma incrível capacidade dentro do coletivo de uma cidadania consciente e qualificada para vários debates e construções. Temos que começar a direcionar, organizar e produzir conteúdo para mostrar a diferença de nossa proposta no cenário nacional.”

 
Em Pernambuco, a RAiZ já realizou duas reuniões presenciais e se prepara para agendar o terceiro encontro que deve ter sua data e local anunciados em breve.



Os cidadanistas estão chegando! Estão chegando os cidadanistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...