sábado, 20 de junho de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publilcada no jornal O ESTADO

PRETO NO BRANCO 

Julieta Brontée

                            "Bandidos de Toga"
O Poder Judiciário cearense vive, quiçá, um dos momentos mais críticos de sua história com desembargadores sendo investigados, afastados e na iminência até de serem presos por envolvimento em pesado esquema de venda de "habeas corpus" para liberação de bandidos de altíssima periculosidade como traficantes, sequestradores e assaltantes de bancos, dentre outros crimes com os quais os chamados "bandidos de Toga" pouco se importavam com a gravidade.
         A crise que abate o Judiciário cearense e que arrasta consigo também cúmplices na advocacia que se encarregavam de intermediar a compra das liminares para a liberação dos clientes bandidos pelo valor tabelado de R$ 150 mil, longe de ser um "privilégio" da magistratura cearense, é um câncer que atinge outros órgãos do Judiciário brasileiro, ainda que haja denúncias dando conta de que marginais tentavam transferência para o Ceará para obter com mais facilidade a liberdade mediante o suborno de desembargadores cearenses.
         O fato é que foi o ex-presidente do TJCE  Luiz Gerardo de Pontes Brígido quem denunciou a venda de Habeas Corpus nos plantões judiciários do Tribunal cearense. E, cortando assim, da própria carne apodrecida, iniciou uma indispensável limpeza nas células cancerosas que devastavam o corpo adoecido da Corte de Justiça cearense. Será que se outros presidentes tivessem a mesma coragem que o desembargador Brígido, não veríamos uma verdadeira revolução pelos tribunais país afora?


                            CURTO CIRCUITO
        
Rompimento
         A respeito da manutenção da aliança PMDB-PT, o senador Eunício Oliveira, sem papas na língua, sem rodeios, tem afirmado que seu partido, o maior do país, não pode continuar a reboque da sigla petista, inclusive em nível federal. Pode estar chegando ao fim uma estranhíssima aliança em que o partido menor tem “engolido” o maior...
Direto ao ponto
         Sobre a conquista da conexão de voos nacionais e internacionais da TAM, o senador Eunício afirmou que preferia ir direto “à dona dos porcos”, ou seja, a presidenta Dilma, com quem jantou, e a quem solicitaria esse tal “Hub“, disputado pelos vizinhos Recife e Natal. Sem isso, dizemos nós, de que adianta a concessão do Pinto Martins?
Ainda bem
         Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, requerida pela deputada Fernanda Pessoa (PR), sobre o combate ao trabalho infantil, essa vergonha que só se registra em países falsamente desenvolvidos, finalmente veio à tona a boa nova: houve redução de 50% nessa ilegalidade, no estado do Ceará.
Haja cobrança!
         Mais uma ida, em poucos dias, do governador Camilo Santana, á Brasília, para cobrar (mais uma vez) do Ministério da Saúde a grana já liberada para os problemas da saúde  no Estado. É mais uma prova de que os ministros da presidenta Dilma, correm riscos de passar por “enrolões” tendo ela a chave do cofre pendurada na cintura.
 PT é óóóótimo!...
Quem via o deputado José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara dos Deputados e demais petistas, “bombardeando” ferozmente as “privatizações neoliberais” do presidente FHC fica sem entender ante o empenho dele e da mesma turma em defender as “concessões” do PT. A propósito, na AL ainda se discute: concessão não é privatização?...
Celebração
         Políticos, empresários e gente do povo superlotaram na noite de 3ª-feira a Igreja de São Vicente de Paulo, na Celebração da Esperança, Missa de 7º Dia pelo deputado Welington Landim. Poucas vezes se tem visto tantas e sinceras homenagens a um homem público. Ele foi um exemplo a ser seguido por políticos que desejem ser respeitados.
Tentativa
         Em pesada contraofensiva aos solertes ataques de petistas, caciques de peso do PMDB exigem da presidenta Dilma um “freio” na língua ferina dos companheiros. Sem isso, a aliança, que já periclita, pode ir para o espaço. O problema é de tal gravidade que, a essa altura, nem Lula alivia a tensão. Até porque a bola dele “murcha” a olhos vistos.

Medalha

         Terça-feira 16, durante a abertura da PECNORDESTE XIX Feira Pecuária do Nordeste, uma das mais importantes do Brasil, receberam a “Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra” o governador Camilo Santana, João Martins Júnior e Gerardo Angelim. A comenda se refere a pessoas com notáveis serviços à agropecuária do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...