terça-feira, 21 de julho de 2015

Critérios para município recebee um dos Centro de Educação Infantil no Ceará

Efetivo de professores é problema nos municípios


Os principais critérios para seleção dos municípios que receberão um Centro de Educação Infantil (CEI) são quantidade de famílias que têm a mulher como chefe- e sem estudos, e de residências sem água tratada. “Devemos nos guiar por critérios de necessidade das famílias, de vulnerabilidade e dos indicadores mais sólidos”, afirmou o titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Maurício Holanda. Conforme ele, as 44 escolas com cidades já selecionadas terão canteiros de obras instalados nos próximos meses. “Estamos entregando também todos os equipamentos, as mobílias. E trabalharemos a formação de gestores”, afirmou.
As construções, porém, esbarram em um problema específico: com mais crianças nos centros, será necessário mais professores. “É uma dificuldade, porque a União não remunera de forma per capita quando os alunos têm menos de três anos. Então precisa fazer planejamento, remanejar uma parte e contratar outra”, destacou o prefeito de Guaraciaba do Norte, Regivaldo Cavalcante. O município, a 299 km da Capital, já possui um CEI a partir de seleção feita pelo Governo do Estado em 2012 e está entre as 44 cidades que já foram escolhidas para este ano. “Vamos inaugurar dia 5 de agosto. E esse novo, serão seis meses de obra, e entregaremos em 2016”, afirmou.
Ipu, a 257 km de Fortaleza, está à espera de conseguir um dos dez CEIs anunciados. O prefeito, Sérgio Rufino, ressaltou a necessidade de ampliação da rede de educação infantil da cidade. Hoje, existem apenas três creches no município e mais duas estão em construção. Sobre o efetivo de professores, caso a cidade seja escolhida pelo Governo, o prefeito afirmou que haverá remanejamento. “Já temos algumas pessoas trabalhando em escolas que adaptamos para creche. A maioria seria remanejada, porque o custo de pessoal, problema sério dos municípios, inviabiliza contratação”.
Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...