quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Balanço

Apreensão de armas de fogo do Ceará cresce 5,1 %

Balanço de apreensões de armas de fogo, nos sete primeiros meses deste ano, contabilizou 3.789 unidades apreendidas no Estado, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram apreendidas 3.605 armas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o crescimento é resultado do trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, diretriz do Programa Em Defesa Vida.
 Secretário adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, reitera que esses números devem-se à integração das Forças de Segurança. “Os números são reflexo do árduo trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança, sendo consequência de diversas ações realizadas com o objetivo de tirar de circulação o máximo de armas em situação irregular. Os policias que estão nas ruas e nas delegacias estão sempre trabalhando para apreender armas e diminuir o número de homicídios e o tráfico de drogas no nosso Estado”, ressaltou.
 O mês com maior registro de apreensões em 2015 foi março, com 605 armas coletadas; seguido pelo mês de janeiro, com 548 apreensões. Entre as armas apreendidas, o revólver é o mais recolhido. Foram 2.312 revólveres retirados de circulação, seguidos pela apreensão de 863 espingardas e 496 pistolas, o que representa 61%, 22% e 13%, respectivamente, do total de armas apreendidas este ano.
 Na Capital, a Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), que integra 25 bairros (Messejana, Cambeba, Cajazeiras), registrou o maior número de apreensões, com 288 armas. Já no Interior, a Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), que abrange 26 municípios (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha), recolheu 533 armas, seguida da AIS 10, com 282 apreensões nos 19 municípios que fazem parte da área (Aracati, Beberibe, Fortim).
Potencial destrutivo
A SSPDS destaca, ainda, a quantidade de armas de maior potencial destrutivo - como fuzis, metralhadoras, escopetas e submetralhadoras, que foram apreendidas em 2015. Foram apreendidas 21 armas este ano, contra duas apreendidas no mesmo período de 2014, um aumento de 950%.
 A apreensão de armas no Estado, explica a SSPDS, aponta alta no número do armamento apreendido no Ceará em 2014, comparado a 2013. No ano passado, foram 6.224 armas apreendidas em todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), ante 6.124 em 2013.
Impacto
Na análise da SSPDS, a retirada de armas de circulação colabora com a diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que vêm apresentando queda desde fevereiro último. Segundo a Secretaria, a integração entre as Forças de Segurança, o trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e os levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, entre outras iniciativas, refletem as quedas dos índices criminais e o aumento de apreensões de armas e fogo e drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...