sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Eleição sob suspeição

CONSELHOS TUTELARES 
Eleitos podem não assumir

Grupo fez várias denúncias de irregularidades no pleito (JOÃO VELOZO/ ESP. DP/D.A PRESS) 
A crise instalada após as eleições para conselheiro tutelar no Recife, no início do mês, ganhou novo capítulo. Ontem, um grupo de 20 candidatos que não se elegeram entraram junto à Vara da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco com um pedido de impugnação do pleito. O forte aparelhamento político por parte de vereadores da capital foi uma das denúncias. Eles afirmam que o apoio financeiro dado pelos legisladores serviu para patrocinar uma série de atividades que são proibidas, como a venda de bebidas alcoólicas e a distribuição de brindes.
Os candidatos também alegaram que houve fraude no processo. “Muitas pessoas não conseguiram votar porque o nome delas não estava na lista (de eleitores), que também não continha qualquer número de documentação, como RG ou CPF”, afirmou Valdemir Pereira, que é conselheiro e se candidatou à reeleição. Em alguns locais, a votação prosseguiu até 22h, apesar de o horário ter encerrado oficialmente às 17h.
O advogado Rodrigo Albuquerque, que representa o grupo, se mostrou confiante e espera que o pedido seja analisado o mais rápido possível. A promotora do MPPE, Jecqueline Elihimas, afirmou que vai avaliar os documentos levados com cautela. “Nós reconhecemos algumas das falhas, até porque nós trabalhamos com um sistema do século passado”, disse o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), José Rufino. (Sávio Gabriel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...