segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Os "Maria vai com as outras"

Aliados aguardam conversa com RC para troca de partido
Com a criação da “janela” de 30 dias para mudança de partido e a diminuição de 1 ano para seis meses do prazo de filiação de quem queira disputar as eleições, alguns aliados dos irmãos Cid e Ciro Gomes estudam não acompanhar o grupo na saída para o PDT. 
Permanência
Entretanto, a permanecia no Pros também não estaria garantida. A estratégia, no entanto, envolve a sobrevivência política na disputa eleitoral do ano que vem. Na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo menos, três vereadores estudam tomar rumo diferente do grupo cidista. Outros, porém, aguardam conversa com o prefeito Roberto Cláudio para definir seu futuro partidário.
“Estou aguardando uma conversa com o prefeito [Roberto Cláudio] para avaliar melhor e ter uma ideia dos votos. No Pros, tem vereadores com mais de 12 mil votos. No PDT, também. Estou estudando a situação”, afirmou o vereador Carlos Dutra (ainda no Pros). Segundo ele, RC ainda não fez nenhuma sinalização e, como a legislação lhe proporciona mais tempo para avaliar a situação, aguarda uma sinalização por parte das lideranças. Dutra disse, ainda, ter “ouvido dizer” que um grupo iria para o PDT, mas outra parte permaneceria no Pros. Ele, porém, ainda não decidiu se acompanha Cid e Ciro Gomes. Segundo ele, outros correligionários estariam na mesma situação. RC, na semana passada, assinou a ficha de filiação ao PDT.
Márcio Cruz
Por ora, quem também estuda para qual partido migrar é o vereador Márcio Cruz (ainda no Pros). O parlamentar tem evitado falar com a imprensa sobre o assunto. Mas, reservadamente, tem conversado com algumas lideranças. Sua assessoria de imprensa, porém, confirmou suas articulações. Nos bastidores, Márcio teria a intenção de deixar o Pros, mas ainda não decidiu para qual legenda deve migrar. Sabe-se, apenas, que não se filiará ao PDT. Adelmo Martins (Pros) também estaria de malas prontas. Entretanto, é mais um político que não deve acompanhar o grupo cidista. A equipe do jornal O Estado, tentou entrar em contato com o parlamentar, mas, até o fechamento desta edição, não conseguiu retorno das ligações.
Otimismo
O presidente estadual do Pros, Leandro Vasques, acredita que nem todos os filiados ligados aos irmãos Cid e Ciro Gomes deixem o partido. “Com a aparente migração do grupo de Cid para o PDT, que aparentemente se mostrava mais ampla, percebi um freio significativo”, disse, justificando que diariamente tem conversado com inúmeras lideranças municipais, incluindo vereadores e ex-prefeitos. Vasques disse que tem procurado dialogar para evitar a desfiliação em massa. Por conta disso, o advogado disse que “não enxergo desidratação do partido”.
Vasques afirmou ainda que tem recebido ligações diárias de lideranças no interior buscando o partido para se lançarem candidatos na eleição municipal do ano que vem. “A minha luta é de preservar o partido e redesenhar uma nova forma de fazer política, contribuindo na qualificação do debate. Temos uma sede estruturada e representação em quase todos os municípios. E temos filiados de 10 a 15 lideranças”, disse.
Mais
Praticamente todo o grupo seguidor dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará já assinou ficha de filiação ao PDT. Até agora, 63 prefeitos deixaram o Pros e estão no PDT para as eleições de 2016. A próxima etapa de filiação ainda nesta semana é para vereadores, deputados estaduais e federais, além do ex-governador Cid Gomes. Os irmãos Ciro, Ivo e Lia Gomes já estão filiados ao PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...