sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                                   Esperteza de Lula

            A esperteza sempre foi uma das principais características do ex-presidente Lula. Coube a ele, mais uma vez, fazer do limão uma limonada e transformar as chamadas "pedaladas fiscais" da presidenta Dilma, que têm sido utilizadas pela oposição que sempre pedalou quando na situação, para justificar pedidos de "impeatchment" contra Dilma, num ponto a favor da presidenta.
            De acordo com a defesa da presidenta, todos os governos, desde Fernando Henrique Cardoso, sempre pedalaram, mas segundo Lula, somente Dilma utilizou recursos de bancos públicos para pagar benefícios para os menos favorecidos, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
            Então porque só agora o TCU resolveu enquadrar um presidente na Lei de Responsabilidade Fiscal por "pedalar"? Por que cassar o mandato de Dilma? Por que a pedalada foi para beneficiar os pobres, o povo da classe menos favorecida? Nesse ponto Lula mostra bem o porquê de ter saído do governo com alta popularidade e do porquê de tanto medo da oposição de enfrentá-lo na próxima disputa presidencial. É que diferentemente de sua sucessora, ele, Lula, sabe como ninguém falar a linguagem do povo e tirar leite das pedras.


                                               CURTO CIRCUITO

Preocupação
A deputada Laiz Nunes, nascida no Icó, onde teve a maioria dos votos de seu mandato, anda preocupada, muito preocupada. Mesmo escorado pelos açudes Orós e Lima Campos, Icó sofre os efeitos da maluquice de uma seca que já vai pro quarto ano.

Cinquentenário
Se vivo fosse o saudoso Otacílio Correia estaria em estado de graça. Neste dia 30 próximo a Mudanças Confiança que ele criou comemora 50 anos de atividades. Um jantar solene marcará a data com clientes e colaboradores mais próximos.

Aliás...
A Câmara Municipal de Fortaleza fará, naquele dia, sessão solene, as 9 da manhã para homenagear a Confiança,uma empresa que orgulha o Ceará e os cearenses. A Confiança pulou do Brasil e hoje transporta nos EUA.

Funciona
Uma avaliação dos adversários do Governo do Estado põe como algo que funciona muito bem, o Caminhão da Cidadania, uma operação da  maior importância para quem não pode sair de casa e resolver um mundaréu de problemas.

Conferência
Estão abertas as inscrições para II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Assembleia Legislativa).

Verãozão
Com o início do horário de verão, à 0h do próximo domingo (18/10), os aeroportos da Rede Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional até o dia 21/02/2016.

Tá faltando!
Em mais um dos seus “arrufos” na Câmara Alta, o senador e ex “cara pintada” Lindbergh Farias, bonitinho, mas ordinário, apresentará projeto proibindo a nomeação de parlamentares e outros políticos para conselheiros ou ministros de quaisquer Tribunais. Seria melhor propor a realização de concursos para esses cargos, como ocorre nos Estados Unidos.

Improdutividade
É tão pobre a capacidade de legislar,  da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que o presidente Salmito ou o prefeito RC poderiam até descontar os vencimentos dessa turma por conta de baixa produtividade. Ou então imitar muitas câmaras do interior, que só realizam 01 ou 02 sessões por semana. Nunca se viu tanto “enchimento de lingüiça”.

Gênio cearense

É do ceará o maior pesquisador de História Universal do país. Trata-se do professor e escritor Jeovah Mendes, cujos vários livros sobre personagens – boas e más – que fizeram a História, representam valiosa contribuição para outros professores, estudantes e público em geral. Hoje, no “Programa do Jô” ele lança o livro “Papas Que Engrandeceram a Humanidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...