segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                                               Cadê a coerência?
Julieta Brontée
            Os movimentos que se dizem anticorrupção e que só pedem a saída da presidente Dilma, contra quem não há nenhuma acusação de enriquecimento ilícito, poupando, porém, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, este sim, flagrado com milhões em contas na Suíça que, segundo delações na Lava-Jato seriam fruto de corrupção, perdem toda credibilidade e se mostram dotados de um moralismo seletivo e que só tem contribuído para desestabilizar política e economicamente o país.
            É incompreensível que até hoje não se tenha criado nenhum boneco "Cunhorrupto", por exemplo, para desfilar pelas ruas do país, exigindo a renúncia de Eduardo Cunha. Afinal de contas, ele ocupa um dos cargos mais importantes da República  e está na terceira posição na linha de sucessão da Chefia do Estado.
             A repulsa contra malfeitos não pode ser apontada apenas contra os que ideologicamente também nos são repulsivos. Escolher quem pode roubar impunemente de acordo com a afinidade ideológica que tem conosco é ser cúmplice desse roubo e é assim que tem se posicionado boa parte daqueles que saem às ruas fingindo indignação com a roubalheira que tomou conta do país. Afinal de contas, onde está a coerência dos que querem ver o país sair desse lamaçal de corrupção.


                                   CURTO CIRCUITO

Cinquentona
Mudanças Confiança, a empresa criada com as unhas pelo saudoso dep. Otacílio Correia, comemora neste fim de mês 50 anos. Tem homenagens mis pra curtir a data.

Neste 25...
Beira os setentanos nosso Macário Batista. Sem vergonha de dizer que caiu na vida (de imprensa) em 1962, quando se profissionalizou. Nosso jornalista, multimídia, compositor e viajante inveterado chega aos 69 (que data!), domingo. Duvido que fique aqui, o danado.

A pedido do Duquinha
A Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, em sessão solene, o Dia do Aviador (23 de outubro) e o Dia do Paraquedista (22 de outubro). A homenagem ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Manoel Duca (Pros).

Curtição
Cesar Barreto, o poeta do Sobral de Macário Batista, juntou um monte de amigos pra comemorar, no Bar do Mercado Central, os aniversários de Sérgio Pinheiro e Salmito Filho.Com direito a Roberto Claudio e galera cantando parabéns pra você.

Mudou de nome
O Estatuto do Desarmamento está em discussão para reforma mas tem outro nome. Agora,  é renomeado como Estatuto de Controle de Armas de Fogo e tem a proposta de reduzir de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas no país.

E mais...
...estende o porte para outras autoridades, como deputados e senadores; e assegura a todos os cidadãos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio.

O tamanho da bichona
As emendas individuais de deputados e senadores ao orçamento de 2016 somam R$ 9,1 bilhões. No total, os 594 congressistas apresentaram 6.378 emendas à despesa.

O que é? Olhaí!
São recursos que eles direcionam para obras e serviços em suas bases eleitorais. A execução destas emendas é obrigatória, “sujeita” à disponibilidade de recursos no Tesouro Nacional. E num disponibilize não!!!
Conselheira
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale, participou, nesta semana, do 105º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça que acontece no Rio Janeiro.

Até amanhã...
...serão discutidos temas de relevância para o Judiciário nacional. Ao final do evento, será redigida a “Carta do Rio de Janeiro”, documento oficial com as deliberações aprovadas durante o encontro, que reúne presidentes de tribunais do País.

Haja doentes!
Enquanto os governos, em todos os níveis alardeiam estar “cuidando da saúde” da população, alguns números desmoralizam tal informação. Na Argentina existem 3,2 médicos para cada 1.000 habitantes; em Portugal, 3,9; na Espanha, 4; no Brasil, 1,8. No nosso sofredor Ceará, há apenas 1,1 médico para a mesma quantidade de pessoas.
Desequilíbrio

No Brasil, há uma verdadeira praga de desequilíbrio em quase todos os setores. Como destacava o senador Cristóvam Buarque (PDT), o governo mantém dezenas de ministérios, em sua grande maioria descartáveis, outros, como da Educação e da Saúde, têm seus recursos desperdiçados por mini-pastas eleitoreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...