sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                        A Justiça é uma grande ilusão

Julieta Brontée

Os governos tanto de Lula quanto de Dilma optaram por agraciar aliados políticos quando das escolhas para ocupação de cargos nos Tribunais, incluídos aí os membros do Tribunal de Contas da União. Colhem agora os frutos de suas opções pela chamada velha política do compadrio. Quando escolheram Nardes ou Ana Arraes para o TCU pensaram apenas em colocar ali dois aliados, portanto não se preocuparam em ter julgadores isentos de suas contas, muito pelo contrário, queriam que não tivessem isenção. Agora que esses políticos que foram colocados ali por eles estão em situação de oposição, clamam por isenção, mas desde quando políticos são isentos? Os técnicos, estes sim, são capazes de produzir relatórios isentos, mas os políticos sempre buscam puxar a sardinha para suas brasas e é por isso que tanto se critica que os tribunais de contas sejam ocupados por políticos em fim de carreira, pois os julgamentos, para o bem ou para o mal do julgado, sempre carregarão em si um conteúdo político.
            Nos tribunais não tem sido diferente, pois as indicações de desembargadores e ministros têm passado pelo crivo de gabinetes de políticos e partidos interessados em condenações de inimigos ou absolvições de aliados e assim a Justiça vai se transformando num Poder desacreditado e refém de interesses muitas vezes inconfessáveis e não muito republicanos.
            Para o cidadão comum a Justiça não passa de uma grande ilusão muito longe de se realizar efetivamente em benefício do interesse coletivo. Ainda que venha assim disfarçada, o que percebemos são os interesses de pequenos grupos se sobrepondo aos nossos. Pelo menos a cada dia estamos menos cegos à essa realidade.

                          CURTO CIRCUITO
Alívio
Os artistas brasileiros respiram aliviados. O Ministério da Cultura escapou fedendo. Tinha muita gente querendo incorporá-lo ao da Educação, como era no passado. Ou entregar pro PMDB. Não se sabe qual o mais trágico dos fins. Mas, como o orçamento da Cultura é para lá de minguado, o PMDB dispensou.
Novo partido
O tal do PMB que foi criado esta semana e vem a ser o Partido da Mulher Brasileira, será presidido pela deputada distrital em Brasília Telma Rufino.
Investigada
Essa cidadã foi investigada na Operação Trick da Polícia Civil de Brasília que descobriu um mega esquema, comandado pela dita cuja, de fraudes de empréstimos no Banco do Brasil, no Detran de Brasília e na Secretaria de Trabalho do GDF.
Negativa
O TSE negou o registro do PNC – Partido da Nação Corintiana. Devem ser todos palmeirenses.
Sumiu
Alguém tem notícia da deputada Luizianne Lins.  Consta que a Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados está à procura da loura. Para ela assumir o mandato.
Estrela na testa
 Virado pra lua nasceu esse filho do Paulo Lustosa. Nunca ganha eleição, mas sempre assume um mandato.
É a treva
A decadência no Brasil chegou a este ponto. No passado roubaram fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann. Agora do Stênio Garcia. É ou não é a treva.
Vejam só!
No afã de descobrir os mais variados meios de arrecadar em meio à crise, o governo federal já admite o que vinha sendo inadmissível: A instalação de cassinos, que, em outros países rendem grana grossa. Só que essas casas de tavolagem teriam que ficar situadas longe, na Amazônia, e no NE, onde se instalaria uma “Las Vegas brasileira”...
Exemplo
No Planalto da Ibiapaba, depois de criada a Associação dos Prefeitos, e com o apoio estratégico do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba – CONDERI, as conquistas não demoraram a chegar, a começar pelo campus avançado da UFC, e agora a luta por um aeroporto regional. Isso, mesmo sem ter um só deputado da região eleito.
Gastos absurdos
O jurista Djalma Pinto, uma das vozes mais firmes da nossa Justiça, continua sendo uma das personalidades mais consultadas sobre os motivos da derrocada econômica. Para ele, basta ver os gastos absurdos com a Copa do Mundo, e veremos muitos dos bilhões que o governo tenta recuperar com medidas debatidas pelo Congresso.   
Empenho
Mesmo insistindo não ter planos eleitorais, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro estabelece firme pacto com a Secretaria de Urbanização da CMF, no sentido da busca de políticas capazes de recuperar a pujança do desenvolvimento urbano, econômico e humano, não só do Centro, mas de toda a capital cearense, nos próximos anos.
Sem errar

O Papa Francisco, hoje reconhecido como a personalidade mais ouvida e respeitada do Mundo, continua, a cada dia, e a cada palavra, mostrando-se um pontífice culto, e, principalmente moderno. Para ele, por exemplo, “a Igreja não é mais um museu que vive do passado, mas um barco em que o povo de Deus pode avançar conforme a época”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...