terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Eleições de 2016 já movimentam partidos

Partidos começam a definir estratégias para eleição de 2016

Os partidos iniciam o ano novo intensificando os preparativos para as eleições municipais de 2016. As legendas, agora, se organizam para preparar os candidatos a prefeito e vereador para as eleições municipais que acontecem em outubro do próximo ano. Enquanto algumas siglas têm praticamente todo o cronograma da disputa definido, outras estão iniciando o diálogo interno, pois existem divergências a serem sanadas, como ter candidatura própria ou apoiar um aliado. O momento também é marcado pelas “paqueras” entre as legendas e pelas pesquisas internas, que ajudam a definir o cenário eleitoral.
reuniao do pros - De Assis Diniz - anderson santiago (4)
A cerca de nove meses para as eleições de 2016, o jornal O Estado ouviu lideranças políticas do Ceará para saber como andam as articulações para a disputa. Embora ainda exista muito tempo para composições e formação de coligações, em um primeiro momento, as lideranças partidárias demonstram que já possuem nomes a engatilhados para disputa.
O Partido dos Trabalhadores, com a proposta de preparar a militância para, juntamente com futuros candidatos, elaborar um plano de governo e apresentar durante a disputa municipal, realizará duas conferências: uma na região do Cariri e outra em Fortaleza, a partir da segunda quinzena de janeiro. O presidente estadual do PT, De Assis Diniz, adiantou que a legenda estuda a realização de pesquisa que captará o “sentimento eleitoral” da população. Entretanto, a ideia ainda está em estudo devido ao rigor da legislação.
Apesar disso, o petista assegurou que, no momento, não está em debate a tese de candidatura própria a Prefeitura de Fortaleza. “Existe um sentimento muito difuso na legenda. Para um conjunto, existe a defesa de uma candidatura própria, no entanto a conjuntura eleitoral nos leva à defesa da presidente Dilma. Não estamos pautando esta discussão, mas a necessidade repensar a política”, disse. Segundo De Assis, a relação entre PT e o prefeito Roberto Cláudio ficará sob a dinâmica do governador Camilo Santana (PT). Ambos são aliados e subiram no mesmo palanque nas últimas eleições.
Meta
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ainda estuda nomes que podem compor tanto a majoritária quanto a proporcional, segundo o vice-presidente da sigla e vice-prefeito, Gaudêncio Lucena.
“Estamos nos organizando através de encontros regionais. Nos últimos meses, nos reunimos em diversos municípios. Durante os nossos encontros com as executivas municipais estimulamos a filiação de lideranças para reforçar o partido. Nossa meta é ter candidatos em todo o Estado.
Vamos trabalhar para ter um vereador em cada município. Vamos reeleger e eleger representantes”, disse, acrescentando que, em algumas cidades, onde tenha candidatos mais bem avaliados irá propor apoiá-lo e disputará para o cargo de vice. A regra vale para a Prefeitura de Fortaleza. Sobre uma possível candidatura ao Palácio do Bispo, Gaudêncio afirmou que no momento o partido dialoga internamente sobre a temática, uma vez que existem candidaturas viáveis em quase todos os partidos aliados e citou o deputado federal Vitor Valim como possível candidato à Prefeitura.
Organização
Outro partido que terá nome para concorrer à majoritária é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O presidente da sigla, Danilo Forte, afirmou que, no próximo mês, o partido irá fazer seminários de organização.
Segundo ele, o partido trabalhará na construção de seminários pelo interior do Estado e em diversas regiões da Capital para construir o sentimento de esperança nas pessoas frente à “exaustão de um grupo político que está no poder”. Para o presidente estadual, o objetivo é a troca de ideias, para criar um projeto de crescimento pensando no Ceará e em Fortaleza.
O deputado estadual Heitor Férrer é o nome da legenda para a disputa pela Prefeitura da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...