sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                                   PMDB DE MORAL BAIXA
Julieta Brontée

            A Operação Catilinárias, realizada pela Polícia Federal, com autorização do Supremo Tribunal Federal, contra o núcleo político do chamado Petrolão, jogou um balde de água fria nas pretensões do vice-presidente Michel Temer de se cacifar para o lugar de Dilma Roussef.
É que a Operação da Polícia Federal, que fez buscas e apreensões na casa de Eduardo Cunha (PMDB), nos locais de trabalho, inclusive na Presidência da Câmara, não deixa margem para qualquer dúvida de que o PMDB foi sempre o partido com maior influência política dentro da Petrobras.
             Está claro que  pelas mãos de Cunha, Renan e do próprio Temer, a quem Cunha sempre teve estreitas ligações, como bem tem lembrado o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), aquela estatal foi transformada numa espécie de feudo seu (de Cunha), que compartilhava com o PP, cabendo ao PT uma participação no produto do roubo, cuja maior parte era destinada ao PP e ao PMDB.
            Com o escancaramento de que os principais caciques do PMDB tinham tentáculos na Petrobras e que por isso são alvos de inquéritos na Polícia Federal, tudo autorizado pelo STF, nada justifica a retirada de Dilma do posto para o qual foi eleita pelo voto direto, para que ceda lugar, justamente, para quem sempre se beneficiou de todos os esquemas de corrupção pesados de que se tem notícia no país, como é o caso do PMDB. Afinal de contas, o PMDB, partido do vice Temer,  sempre mandou mais no governo Dilma que o próprio PT. O certo é que, goste ou não, o PMDB não tem moral para pedir nem tampouco trabalhar o impeachment de Dilma.

                        CURTO CIRCUITO

Conselho
****    Em épocas  difíceis, é sempre saudável ouvir sugestões de atuação ilibada, como é o caso do ex-deputado Antonio Câmara, que presidiu a AL. Para ele, num momento de escassez como o que vive o país e o Ceará, é pura insensatez deputados de oposição querendo “arrancar” do governo do estado recursos de que ele não dispõe.
País sem saída?
****    Em meio à pândega política e administrativa do país, previsões permeiam as discussões sobre um futuro próximo do Brasil. Exemplo: à oposição, não interessa mais a cassação, pelo TSE, da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer-14. O motivo? Simples: a presidência seria assumida pelo deputado Eduardo Cunha!... Queriam mais?
Testemunha
****    Cenas incríveis e inéditas, têm ocorrido no Brasil acanalhado de hoje. Na terça-feira, no RJ, uma mãe de família, levou sua filhota de 10 anos de idade para testemunhar mais um “momento vergonhoso da nossa História”. Na verdade, aquela santa senhora queria era que a garotinha visse a PF invadir a residência oficial da presidência da Câmara Federal.
Maus alunos
****    Causa grande decepção e irritação aos conselheiros e técnicos do TCM, a conclusão de que nada menos do que 150 dos 184 municípios do Ceará estão “perdidos no mato”, em relação à Lei do Acesso à Informação, e que a maioria nem instalou a Ouvidoria Municipal. E isso, apesar de incontáveis cursos e treinamentos oferecidos pelo órgão.
Sobrando “santos”
****    Segundo noticiários políticos e econômicos dos últimos dias, nunca se viu no Brasil um programa assistencialista ter mais “pais” e “protetores” do que a “Bolsa Família”. Diante das ameaças de redução das verbas para o programa, enxameiam políticos dando uma de protetor, mesmo sabendo dos problemas para manter o total das bolsas.
Desvios de metas
****    Desde que o presidente Vargas deu à mulher o direito de votar, tenta-se ampliar a presença feminina nos cargos executivos e legislativos. Agora, surgiu o Partido da Mulher Brasileira, com poucas adesões importantes. Em sua maioria, mulheres sérias e competentes justificam seu distanciamento: o desvio de metas de mais esse partido.
Interior
****    Sobre a presença da mulher na política, a deputada Gorete Pereira (PR), única representante do Ceará na Câmara dos Deputados, revela que a grande chance para se aumentar a presença feminina nessa atividade para valer, é explorar esse rico “filão”, que é o interior onde tantas mulheres inteligentes e guerreiras estão à margem desse processo.  
Benefício

****    Alheio à bagunça reinante no governo do PT, o cearense André Figueiredo (PDT) ministro das Comunicações, vai fazendo o que pode pelo Ceará. Além da questão da liberação das rádios comunitárias e TVs Educativas, ele garante para Fortaleza o livre acesso à Internet, que poderá ser usada em locais como praças e passeios públicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...