sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

                            BARBAS DE MOLHO

Julieta Brontée

            A decisão tomada pela Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores de lançar candidaturas próprias em cidades com mais de 200 mil habitantes, caso de Fortaleza, deixa o prefeito Roberto Cláudio em estado de alerta. É que embora aliado do governador Camilo Santana, a quem ajudou a eleger, está evidente que existe uma movimentação nacional do PT para fortalecer a legenda e que isso implica em lançar candidaturas majoritárias ainda que inviáveis, como forma de fortalecer os palanques de seus candidatos a vereadores.
            No caso de Fortaleza, a candidata natural, acaso confirmada a candidatura própria do PT local, para a disputa na capital, deve ser a da ex-prefeita Luizianne Lins, inegavelmente o nome mais forte do Partido para a disputa. Mesmo com o desgaste de imagem causado pela Lava Jato, à legenda, Luizianne sempre será uma opção viável para a disputa majoritária na Capital, em razão de seu grande apelo junto à periferia.
            Diante desse quadro e da rejeição à sua gestão, que tem se mostrado elevada, é de bom alvitre que o atual prefeito da nossa capital comece a colocar as barbas de molho.
                                               CURTO CIRCUITO
Façam alguma coisa!
              Os programas radiofônicos de Fortaleza, têm sido ”bombardeados” com denúncias de toda a cidade, sobre o amontoado de lixo, grande “festa” para o mosquito da dengue. Alguém deu ao prefeito Roberto Cláudio a idéia já usada pelo prefeito general Cordeiro Neto que resolveu o problema, apelando à cooperação de caminhoneiros e caçambeiros.
Roubalheira
               Em Fortaleza, o futebol, tido como o “esporte das multidões”, virou artigo de luxo, e só acessível a endinheirados. E tudo, por que o poder público, sem competência para gerir a Arena Castelão,  passou  a uma empresa arrendadora, que quer se rivalizar com o Beach Park, nos preços de bebidas e lanches, verdadeiro assalto aos torcedores pobres.
Mundo ameaçado
            No mundo de hoje, com a população ameaçada por todos os tipos de violência, até mesmo certos perigos de destruição da humanidade são esquecidos. Um exemplo, como diz o secretário-geral dos Estados Unidos, John Kerry, é o perigo que representa a Coréia do Norte, cujo presidente Kim Jon-un “é muito mais louco e irresponsável do que Hitler”.
Mais Lava Jato
                Nem mesmo as mais astuciosas raposas da Justiça, defensores de políticos e empresário “propineiros” conseguem abalar nem tirar a serenidade do juiz Sérgio Moro.  Impávido, ele abriu a 22ª etapa da Operação Lava Jato, visando empresas “off- shore” e contas no exterior, que escamoteiam crimes que desmoralizam e desestabilizam o país.
Que tristeza
            Acaba de sair o resultado de pesquisa nacional, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, a respeito dos efeitos da corrupção política e empresarial do Brasil. Entre os demais resultados colhidos, a população mostrou que, esses dois pontos negativos, terminaram fazendo do serviço público brasileiro um dos piores do mundo.
Um continente falido
Em Quito – Equador, durante reunião de países da América Latina, a presidenta Dilma, talvez pensando em melhorar o astral das nações deste continente, insistiu na cooperação econômica entre as nações dessa área. Um tanto desmotivador, já que, entre os países da América, apenas Chile e México têm suas economias equilibradas.
Farmácias

             Depois de longa luta, marcada por muitos debates, a Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei cujo relator foi o deputado cearense José Arnon (PTB), devolvendo às farmácias a condição de local destinado a defender a saúde. Além disso, ficou determinada a obrigatoriedade de pelo menos um farmacêutico em cada farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...