sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

União de dois partidos novos forma maior bancada na AL-CE

Em bloco: PMB e PSD formam segunda maior bancada da AL


A união de dois jovens partidos muda a correlação de força na Assembleia Legislativa. O PSD, fundado em 2012, e o PMB, criado no final do ano passado, passaram a ter a segunda maior bancada do legislativo estadual. O grupo reúne nove parlamentares e fica atrás, apenas, do bloco formado pelo Pros, PT e PCdoB com 15 parlamentares. Na mudança, o PSD trocou o bloco governista para formar a nova união.
O anúncio da união foi feito, ontem, após encontro no escritório do deputado federal e presidente do PMB no Ceará, Domingos Neto, para discutir a formação do bloco partidário na Assembleia. Os dois partidos somam nove parlamentares: Odilon Aguiar, Naumi Amorim, Leonardo Pinheiro, Júlio César, Osmar Baquit (atual secretário da Pesca), Laís Nunes, Beth Rose, Gony Arruda e Professor Teodoro.
Júlio César (PTN)
Domingos Filho destacou que os partidos querem fortalecer um grupo político e contribuir nas pautas de interesse do povo cearense. “O que muda é que o bloco passará a ter um número expressivo e fortalecerá um grupo político. Uma união para que este grupo tenha expressão e contribua com o Estado na defesa do povo cearense.
E, claro, que é importante uma unidade”, disse, acrescentando que, na próxima segunda-feira, dia 1° de fevereiro, o grupo fará outra reunião para definir os líderes, que, no retorno dos trabalhos legislativos, dará ciência ao plenário sobre as mudanças. O grupo protocolou, ontem, na AL, a formação do novo bloco partidário.
Em entrevista ao jornal O Estado, o deputado Júlio Cé sar Filho (que trocou o PTN pelo PMB) ressaltou que os dois partidos se unem porque tem propostas e interesses em comum. “Vários deputados de partidos diferentes foram para o PMB, destes, pelo menos, seis são pré-candidatos a prefeito em seus redutos. Com a mudança partidária e com afinidade com o partido do PSD, resolvemos nos unir e nos fortalecer”, disse o vice-líder do Governo. Nas entrelinhas, o parlamentar deixou escapar que o objetivo principal é fortalecer as lideranças para a disputa eleitoral deste ano.
Sem modificação
Um bloco parlamentar é um grupo de políticos de vários partidos constituído com, no mínimo, um décimo da composição da Casa. A bancada do bloco é comandada por um líder. Os líderes dos respectivos partidos que compõem o bloco perdem suas atribuições e prerrogativas regimentais, mas assumem, preferencialmente, as funções de vice-líder do bloco.
Pelo número de cadeiras que representam juntos, os partidos reunidos em bloco ganham força na indicação para Comissões Técnicas, por exemplo. Entretanto, durante a reunião, ficou definido que não haverá solicitação de mudanças. Assim, o deputado Júlio César se manterá na vice-liderança do Governo; o deputado Odilon Aguiar ficará à frente do Procon da Assembleia; e o deputado licenciado Osmar Baquit se manterá na Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura.
“A questão de espaço não será questionada junto a Mesa Diretora da Casa, até porque queremos ajudar o Governo e não causar qualquer constrangimento”, frisou o deputado Júlio César Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...