quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

            ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA

Julieta Brontée
         As relações promíscuas de Lula com certo empresariado, relações, aliás, das quais ele, Lula, sempre se orgulhou, começam a lhe pesar como chumbo em tempos de Lava Jato e de popularidade petista em baixa.
         Ao tempo em que Lula era considerado o salvador da Pátria, o intocável, suas relações com empresários e os presentes caríssimos destes recebidos, que incluíam, desde o apartamento em que mora em São Bernardo até vinhos franceses de origem controlada, nunca causaram tanto rebuliço. Mas, agora, tudo causa embaraço para o ex-presidente. Não é à toa o ditado que diz "rei morto, rei posto". A exceção parece estar com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que mesmo depois de morto ainda continua com grande influência sobre os que deixou governando seu Estado, a ponto do seu sucessor, o atual governador Paulo Câmara ter surpreendido a todos com a nomeação de um dos filhos do finado para nada menos que o cargo de Chefe de seu Gabinete. Um jovem sem qualquer experiência política ou no serviço público, recém saído dos bancos universitários onde cursou Engenharia Civil. Mas, afora essa exceção, que como toda exceção, apenas confirma a regra, até Lula, que se tinha por mito indestrutível, parece viver seus últimos dias de Pompeia.  
                                        
                                   CURTO CIRCUITO
Impinjando
               A turma do PT não perde tempo em alfinetar quem não é petista, nem que, para isso, tenha que desviar o sentido da história. Um exemplo: o médico petista Alex    Mont’alverne, atribui ao ex-ministro Delfim o fim da FUNASA e a invasão do mosquito  da dengue em todo o país. Só que a FUNASA foi criada depois da saída de Delfim...
Preocupante
              Para o deputado Carlos Matos (PSDB), o governo do Ceará deve estar mais atento para um dado que salta aos olhos de quem se preocupa com a economia do estado: há poucos anos, na gestão de Tasso Jereissati, a nossa economia superava, em média, a do país; os mais recente levantamento mostra uma clara inversão nessas posições  .
Jogos de azar
            Finalmente, o governo federal admite: para sair da liseira, o caminho mesmo é encampar todos os jogos de azar, dos cassinos aos jogos de “pretinha”, passando pelo velho jogo do bicho. Não se sabe se há intenção de encampar a Loteria Estadual do Ceará, há 70 anos em mãos da família do seu fundador Jonas Carlos da Silva.
Diabeisso?
               No Brasil é assim: o procurador-geral da Justiça, Janot, cuja fúria inicial era detonaro deputado Eduardo Campos, presidente da Câmara e Renan, presidente do Senado, e outros, envolvidos em falcatruas, “muda o disco”. Sua preocupação agora é que o TSE “jogue no lixo” denúncias do PSDB, que poderão tornar nula a eleição da chapa Dilma-Temer.
 Raça sofredora
            É realmente lastimável a situação dos aposentados, assim como dos que lutam para se aposentar no Brasil pela Previdência Social. Depois de 165 dias de greve por conta de exigências salariais, centenas de peritos retornam ao trabalho, depois de terem prejudicado dezenas de milhares de pessoas que necessitavam deles com urgência.
Gordinho sinistro
              Enquanto nos preocupamos em derrotar o “Aedes Aegypte”, o mundo perde o sono com outra coisa. Trata-se da ameaça de uma guerra que poderá ser provocada pelo presidente da Coréia do Norte, o “gordinho sinistro” Kim Jong-un, segundo denuncia a  China, maior aliado daquele país, ao se julgar incompetente para deter aquele lunático.
Novo “bode”
                Mais um “bode” complicado para os TREs amansarem. Segundo decisão do TSE, a partir de agora os partidos, mesmo que não tenham Diretório nem mesmo Comissão Provisória num município, podem lançar candidato a prefeito e a vereador. A indignação de dirigentes de partidos devidamente organizados deverá explodir país a fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...